domingo, 25 de setembro de 2011

Transporte público Arujá e Itaquá vão ganhar corredor

Projeto da EMTU, orçado em R$ 118 milhões, deve ser concluído até 2014 e atenderá 89 mil usuários por dia
Cibelli Marthos
Da Redação
Jorge Moraes

Novo corredor de ônibus vai ligar a Via Dutra e a Ayrton Senna
Arujá e Itaquaquecetuba devem receber um corredor de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que ligará as duas cidades. O objetivo do projeto, que atenderá os eixos nordeste e leste da região metropolitana de São Paulo, é facilitar a transposição das rodovias Presidente Dutra (BR-16) e Ayrton Senna (SP-70). De acordo com a Assessoria de Imprensa da EMTU, o corredor, que será concluído até 2014, deverá ampliar o atendimento da região, que concentra um grande número de pessoas. O investimento previsto é de R$ 118 milhões.


Segundo a estatal, no momento, está sendo feita a contratação do projeto funcional, por isso, ainda não é possível saber se serão construídos acesso ou viadutos especiais para a ligação entre os dois municípios. A EMTU informou apenas que está prevista a instalação de um terminal em cada cidade. Desses locais, partirão os ônibus que devem atender 89 mil usuários por dia. No caso de Itaquá, o corredor terá integração com a Linha 12-Safira (Brás Calmon Viana), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Caso a estrutura seja semelhante a outras já criadas no Estado, o corredor, que terá 13 quilômetros de extensão, poderá contar com faixas exclusivas para ônibus, redistribuição das paradas e readequação dos semáforos ao longo do traçado.


De acordo com a concessionária, apesar de a região já contar com 16 linhas intermunicipais operadas por concessionárias da EMTU/SP entre os dois municípios e também ser atendida pelos trens da CPTM, o transporte público dos municípios está "sensivelmente comprometido com o tráfego saturado da região", por isso a necessidade de se criar o corredor.


O projeto, que beneficiará Itaquá e Arujá, faz parte da política da empresa de incentivar o uso do transporte não poluente, "além de favorecer a mobilidade dos usuários nos seus deslocamentos". Assim como já é feito em outras cidades, o corredor que atenderá a região poderá contar com bicicletários e até mesmo ciclovias. Além do Alto Tietê, serão beneficiadas com corredores as regiões de Guarulhos, Itapevi, Cotia, São Mateus e Jabaquara.


Fonte:Mogi News