domingo, 25 de setembro de 2011

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XVIII)

Waldemar Costa Filho negou tudo até o fim. Estevam Galvão de Oliveira nega até hoje. Mas é certo que a história permanece até agora por conta das evidências e é lembrada por muita gente da época, nas duas cidades. Em 1976, Waldemar e Estevam se elegeram prefeitos de Mogi e Suzano. Waldemar no segundo de seus quatro mandatos; Estevam estreando num cargo executivo, que ele voltaria a exercer também por mais três vezes. Os dois ficariam até 1982. Tempo suficiente para grandes projetos. Diz a lenda que a certa altura do mandato, já com fama de "tocadores de obras", os dois se falavam ao telefone, quando Waldemar propôs ao colega fazerem juntos uma nova ligação entre Mogi e Suzano, que serviria como opção à antiga SP-66, à época já saturada. Estevam topou de pronto. O telefonema teria terminado com Waldemar dizendo: "Vamos tocar o pau, velho. Fazemos a estrada do lado esquerdo da linha férrea". O suzanense tratou de prolongar a Avenida Jorge Bei Maluf, no lado esquerdo da linha, no sentido Suzano-Mogi, enquanto o mogiano iniciava as obras pela Avenida Governador Adhemar de Barros, no lado esquerdo da ferrovia, sentido Mogi-Suzano. As obras já estavam avançadas quando os dois teriam chegado à conclusão de que algo estava errado e que, segundo as leis da matemática, duas paralelas jamais iriam se encontrar. A menos que fosse feita uma grande ponte ou viaduto sobre a linha do trem. O certo é que Waldemar, alegando falta de verbas, desviou sua obra para a SP-66, na altura da antiga Coca-Cola, enquanto Estevam chegava com a Avenida até o Rio Taiaçupeba. Os mandatos terminaram e só depois de muito tempo Waldemar retomou a ideia da ligação com Suzano, fazendo a Avenida Guilherme Giorgi, de Jundiapeba, se encontrar com o trecho de Estevam, ao lado do Rio. Não houve tempo para terminar. Quem concluiu a ligação foi Junji Abe, em seu primeiro mandato. Bertaiolli, hoje, tem planos para estender a Guilherme Giorgi na direção do Centro da Cidade. Por enquanto, apenas planos.


PSOL – 1


A ex-vereadora Inês Paz será mantida no cargo de presidente do Diretório Municipal do PSOL de Mogi, durante a Convenção Pública que o partido realiza hoje, a partir das 15 horas, na Câmara Municipal. Os demais membros serão escolhidos entre militantes.


PSOL – 2


Além de eleger delegados para o 3º Congresso do PSOL, o partido debaterá estratégias para retomar o antigo lugar na Câmara, no pleito de 2012. Discutirá também se lançará candidato a prefeito ou se coligará com algum candidato mais à esquerda. "Nossa meta é colocar o partido nas ruas, com um programa progressista para Mogi", diz Inês.


Esse merece!
O médico oftalmologista Carlos Roberto Fonçatti irá receber o título de Cidadão Mogiano, no próximo dia 7 de outubro, às 20 horas, na Câmara. Formado em Mogi, ele é o responsável pela Clínica Fonçatti, na Rua Antonio Meyer, no Jardim Santista.


Interior


O Consórcio Sorocaba, vencedor da concorrência para as 44 linhas daquele Município, no Interior de São Paulo, é formado pela CS Brasil e o Grupo Metropolitana (de ônibus). A CS Brasil, que já opera em Mogi, é controlada pela Julio Simões Logística (JSL).


Fonte:O Diário de Mogi