sábado, 24 de setembro de 2011

Campinas, novo aeroporto e a ação dos deputados

A decisão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de construir o terceiro aeroporto metropolitano de São Paulo teve repercussões imediatas em Campinas, onde os representantes da Cidade se mobilizaram para exigir do secretário Edson Aparecido, de Desenvolvimento Metropolitano, a garantia de que o governo paulista dará prioridade à reforma do Aeroporto de Viracopos, obra a ser executada por meio de parceria com a iniciativa privada. O encontro ocorreu nesta semana, segundo informa, o advogado mogiano, residente em Campinas, Renato de Lima Júnior. A rebelião dos políticos campineiros tem motivo. Investidores têm alertado que o terceiro aeroporto poderá significar a morte de Viracopos. Por isso, eles querem que o governo, que fará o leilão de concessão dos aeroportos em dezembro, dê garantia de que nos primeiros dez anos de concessão, não autorizará a construção de outro aeroporto num raio de 100 km de Viracopos. O objetivo, no caso, seria obstruir a hipótese de que Caieiras viesse a sediar o aeroporto metropolitano, como chegou a ser comentado. No caso da escolha de Mogi para receber a obra, a distância deixaria de ser empecilho para Viracopos. Nesta linha de raciocínio, Renato de Lima conclui: "A lição de casa que os deputados daí tem de fazer é inserir no Edital de Privatização de Viracopos, que deverá sair nos próximos dias, que não será autorizada a construção de um novo aeroporto num raio de 100 km contados a partir de Viracopos. Com isso, Caieiras estará definitivamente fora do jogo e Mogi passa a ter chances". Os deputados do Alto Tietê precisam agir. E rápido. Como agiram os de Campinas.


Favorito


O advogado Marcos Roberto Regueiro, funcionário de carreira da Prefeitura de Mogi, era, até ontem à tarde, o nome mais cotado para assumir a vaga deixada por Helen Maria de Oliveira Valente Carvalho na Secretaria Municipal de Gestão.




 Mistério


O vereador Osvaldo (do Mercado) Ferreira dos Santos (PPS) foi o primeiro a utilizar o aparelho de raio-x do Posto de Saúde 24 Horas do Distrito de Jundiapeba. Deixou-se radiografar do tronco à cabeça. Mas não quis, de jeito algum, revelar o resultado do exame.


Shopping – 1


O grupo Ancar Ivanhoe, um dos líderes no mercado de shopping centers do País, vai investir R$ 100 milhões na expansão do Center Vale, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Um dos projetos estudado para lá é a incorporação de uma área multiuso, com hotel, torre para escritórios e lajes corporativas.


Shopping – 2


O investimento no Vale chega com atraso em relação a Mogi. No próximo mês, a Helbor deve lançar três prédios que serão construídos junto ao Mogi Shopping Center. Duas torres para escritórios e espaços corporativos e outra exclusivamente residencial, com saída exclusiva para o interior do centro comercial.


Fonte:O Diário de Mogi