terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vontade política Deputados estaduais se unem para lutar por aparelho de ressonância


Políticos que representam a cidade e a região na Assembleia vão pressionar o governo pelo aparelho



Gondim: Já solicitou
Ainda este mês, os deputados estaduais da Frente Parlamentar do Alto Tietê devem se encontrar com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, para cobrar a instalação de um aparelho de ressonância magnética em um dos dois hospitais públicos de Mogi das Cruzes. Os deputados Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) e André do Prado (PR) já encaminharam ofícios solicitando uma data para a reunião e aguardam retorno do secretário. Os dois também já haviam enviado ofícios e moções ao governo do Estado solicitando a instalação de um equipamento na cidade. Hoje, o deputado Estevam Galvão de Oliveira (DEM) irá protocolar na Secretaria de Estado o pedido de instalação do equipamento para atender a necessidade de exames do Alto Tietê.


O presidente da Frente Parlamentar, deputado André do Prado, enviou um ofício ao secretário estadual de Saúde há um mês, depois de receber uma reclamação de um morador de Guararema, que estava internado no hospital Luzia de Pinho Melo e precisou ser transferido para fazer o exame. "Na ocasião, eu já encaminhei um ofício para o secretário estadual de Saúde, falando da realidade dos pacientes da região. É um absurdo você ter um hospital grande, que atende casos complexos, como o hospital Luzia de Pinho Melo, e ter que transferir um paciente para fazer um exame como este. Fazendo esta transferência, você aumenta o risco de morte deste paciente, porque ele está exposto às circunstâncias externas do hospital, e isso é grave", afirmou o deputado. 
Ao acompanhar a denúncia feita pelo Mogi News na semana passada que mostrou que no setor público quem precisa fazer ressonância magnética é transferido para hospitais de Guarulhos, Itaim e Santo André, o deputado encaminhou um novo documento solicitando uma audiência para ainda este mês. "Vamos unir forças com os seis deputados da Frente para aumentar o peso do pedido", disse Prado.


O deputado Gondim também já protocolou o documento pedindo a reunião com Cerri. Ele acredita que a instalação do equipamento no Luzia de Pinho Melo é a melhor opção para atender a região do Alto Tietê. Gondim já havia feito o pedido ao ex-secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que morreu em julho do ano passado. Com a mudança de governo, o pedido ficou esquecido.


O deputado Estavam Galvão conversou por telefone na tarde de ontem com representantes da Secretaria de Saúde. 
Hoje, o parlamentar suzanense deve protocolar pessoalmente o pedido para instalação do aparelho no hospital Luzia de Pinho Melo. "É a unidade mais preparada para receber a ressonância", garantiu.




Prefeitura
No fim de semana, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) comentou sobre a questão. Ele avaliou que a falta de fiscalização nos planos de saúde é o grande problema na demora para a realização de exames de alta complexidade, como ressonância magnética. Disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece o equipamento aos mogianos. O prefeito admitiu que a rede municipal não estuda neste momento a aquisição de uma máquina de ressonância. "Não é simplesmente comprá-la. É preciso manter e operar", justificou. Por mês, a Secretaria Municipal de Saúde agenda uma média de 100 exames do tipo. Os mogianos que precisam passar pela análise são encaminhados a Guarulhos, Itaim e Santo André.


Fonte:Mogi News