sábado, 6 de agosto de 2011

Viadutos Obras de viadutos serão retomadas

Serviços em Mogi das Cruzes terão início assim que terminar concorrência para empresa que fiscalizará obras
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Placa anuncia construção de viadutos; obras serão retomadas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve definir nas próximas semanas a data para a abertura dos envelopes com as propostas ao edital 205/11 para a contratação da empresa que irá supervisionar as obras dos viadutos de Jundiapeba e da Vila Industrial. A suspensão deste e de pelo menos mais 200 processos licitatórios do departamento, determinada pela presidente Dilma Rousseff (PT) após explodir a crise no Ministério dos Transportes, terminou na última quinta-feira. 
A retomada do edital foi confirmada na manhã de ontem pelo Ministério. A concorrência pública tem o valor de R$ 2.448.402,03 e a abertura dos envelopes estava marcada para 19 de julho. A suspensão de todos os editais foi publicada no Diário Oficial da União dias antes dessa data. A paralisação no edital causou a suspensão do início das obras dos viadutos, cujo contrato foi assinado em 24 de maio último.


A Assessoria de Imprensa do Dnit informou que ainda não é possível estimar um prazo para a abertura dos envelopes. Como foram mais de 200 editais suspensos em vários pontos do País e cada um em estava em uma etapa diferente, os técnicos do departamento de licitações devem ter muito trabalho até colocar a casa em ordem.


O edital 205/11 prevê a contratação de uma empresa que realize serviços técnicos especializados para supervisão das obras dos dois viadutos. Além desta licitação, outras barreiras também precisam ser vencidas para que os trabalhos comecem efetivamente. Até hoje, o projeto executivo das obras não foi concluído e nem o convênio entre Dnit e Prefeitura para tratar das desapropriações (estimadas em 57) assinado. 
Na manhã de ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) comentou, em evento na Santa Casa de Misericórdia, essa questão. "Segundo o que nos foi informado, estão aguardando a mudança na diretoria e devemos ter a visita dos diretores do Dnit nos próximos dias na cidade. Estamos muito ansiosos porque esses equipamentos são muito importantes para a cidade e nós não podemos perdê-los em hipótese alguma por outras razões". 
Bertaiolli admitiu que o cronograma de início das obras foi afetado pela suspensão do edital. Na visita da próxima semana, os diretores do Dnit devem posicionar a Prefeitura sobre os prazos da obra. Pode também ser a oportunidade para a assinatura do convênio para as desapropriações, antes previsto para ocorrer em 31 de julho, bem como para sinalização de como está o projeto executivo da obra.


Fonte:Mogi News