sábado, 6 de agosto de 2011

Contra o desperdício Semae investe na redução de perdas

Funcionários da autarquia fizeram curso com especialista e aprenderam modelos gerenciais mais modernos
Divulgação

Bággio ministrou o treinamento aos funcionários do Semae e destacou a importância de ações conjuntas para a redução de perdas
Os funcionários dos setores técnico e administrativo do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) concluíram ontem um treinamento de três dias que abordou os modelos gerenciais mais modernos para o combate às perdas de água. Ministrada pelo engenheiro e especialista em saneamento Mário Augusto Bággio, a capacitação foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste e faz parte do processo contínuo de aperfeiçoamento dos funcionários da autarquia.


Formado pela Universidade de São Paulo (USP), Bággio tem 30 anos de experiência na área, comandou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) por 18 anos e conhece autarquias municipais de todo o Brasil. "Hoje podemos afirmar que o Semae é uma empresa de porte médio para grande, com tecnologia e métodos de tratamento de água avançados, além de uma boa estrutura física", comentou.


Ele lembrou que, para reduzir as perdas, é preciso adotar um conjunto de medidas que proporcionam resultados a médio e longo prazo. A substituição dos hidrômetros por modelos mais novos, a identificação de vazamentos na rede e o combate às ligações irregulares são fatores que, juntos, contribuem para proporcionar bons resultados. O curso também abordou aspectos técnicos dos processos de produção de água, como, por exemplo, os efeitos do clima e as variações de consumo conforme as estações do ano.


O diretor-geral do Semae, Marcus Melo, afirmou que o treinamento é importante para que os funcionários da autarquia mantenham seus conhecimentos atualizados e troquem experiências com profissionais da área: "Trata-se de um especialista que nos auxiliou muito nestes três dias. O aperfeiçoamento permanente dos funcionários é uma meta que vem sendo cumprida, para que os serviços oferecidos à população mogiana tenham uma qualidade cada vez maior", finalizou.


Fonte:Mogi News