sábado, 6 de agosto de 2011

Vara de Braz Cubas fica sem juízes. E Fórum sem diretor

Uma única edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo – a da última quinta-feira, dia 4 de agosto – conseguiu provocar uma enorme agitação junto a diferentes setores do Poder Judiciário local. Uma série de medidas avalizadas pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado impôs mudanças radicais na estrutura da Justiça no Fórum Central e, principalmente, na Vara Distrital de Braz Cubas, que viu agravados os seus já conhecidíssimos problemas de falta de estrutura e de dificuldades para dar um atendimento à altura das expectativas da comunidade. Se já não bastassem tantas complicações, o improvisado Foro Distrital acaba de ficar sem seus dois juízes. Alberto Alonso Muñoz deverá deixar o cargo de juiz de Direito da 1ª Vara do Foro Distrital de Braz Cubas, de entrância intermediária, para assumir o posto de juiz auxiliar da Comarca de São Paulo, também de entrância intermediária. Já o titular da 2ª Vara do Foro de Braz Cubas, Sandro Rafael Barbosa Pacheco, também irá ocupar o cargo de juiz auxiliar da Comarca paulistana. Com a saída de ambos, a Vara Distrital perderá dois magistrados que muito fizeram para tentar melhorar as precárias condições do local, em especial Alberto Muñoz. Até que sejam nomeados substitutos, a situação de Braz Cubas tende a se agravar ainda mais. É também grande a expectativa pelos lados do Fórum Central, onde o diretor e titular da 3ª Vara Cível (entrância final), juiz Célio de Almeida Mello, foi removido para atuar como juiz da 3ª Vara de Família e das Sucessões do Foro Regional de São Miguel Paulista, Comarca da Capital (entrância final). A juíza Ana Carmem de Souza Silva, substituta da 45ª Circunscrição Judiciária de Mogi foi promovida, por merecimento, ao cargo de juíza de Direito da 2ª Vara da Comarca de Cândido Mota (entrância final). No caminho inverso desses magistrados, o juiz Bruno Machado Miano, da 2ª Vara da Comarca de Dracena (segunda entrância) foi promovido por antiguidade para a Vara da Fazenda Pública de Mogi (entrância final) e o juiz Marcos Alexandre Santos Ambrogi troca a Capital pela 4ª Vara Cível de Mogi. Agora é esperar as nomeações de substitutos dos que se foram, o que, certamente, acontecerá nos próximos dias, também via Diário Oficial.
De volta
Em meio a toda essa confusão, uma boa notícia: Nilton Montemor que trocou a chefia do Cartório de Execuções Fiscais pelo Foro de São Miguel Paulista, está de volta à Vara da Fazenda do Fórum local. Nilton é irmão do promotor Ricardo Augusto Montemor, que continua em São Miguel.

"Chicão"
Será celebrada hoje, às 18h30, na Igreja de São José Operário, no Bairro do Mogilar, a missa de sétimo dia pelo falecimento de Francisco Rodrigues Mathias Neto, o fotógrafo "Chicão", que morreu numa colisão, na estrada Cruzeiro-Passa Quatro.

Divino
Os festeiros e capitães do mastro da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi irão apresentar os resultados finais do evento deste ano, na próxima quinta-feira, dia 11, às 19h30, na sede da Cúria Diocesana de Mogi. O bispo dom Airton José dos Santos participará do anúncio.

Precariedade
O deputado André do Prado (PR) não gostou nem um pouco da precária situação em que se encontra a quadra poliesportiva da Escola Estadual Professor José Sanches Josende, no Jardim Aeroporto, onde estudam mais de mil alunos. Prometeu agir junto à Secretaria de Estado da Educação e fazer novas blitze surpresa em outras escolas do Município. A propósito: a Diretoria de Ensino não tinha reparado nisso?


Fonte:O Diário de Mogi