domingo, 21 de agosto de 2011

Rotatória com semáforos Motorista tem rotas alternativas


O único problema é que para escapar da área mais complicada é preciso aumentar um pouco o percurso
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Semáforos entraram em operação há quase uma semana; aos poucos, motoristas estão se acostumando, mas há outras opções para evitar o trecho da rotatória
Os motoristas que quiserem evitar a rotatória da praça Kazuo Kimura encontra alternativas para fugir do trânsito registrado principalmente nos horários de pico. O local se transformou em mais um ponto de congestionamento na cidade, após a instalação de semáforos, no começo da semana passada.


A primeira rota alternativa é para quem vem de César de Souza sentido centro. Basta seguir pelas avenidas João XXIII e Narciso Yague Guimarães. A opção também pode ser adotada no sentido inverso: centro - César de Souza. 
Já o motorista que precisa sair de César e ir sentido capital pode seguir pela Perimetral, acessando a via na rotatória em frente à Marbor. Outra opção é seguir pela própria avenida Francisco Rodrigues Filho, entrar na avenida Louraci Della Nina Tavares, depois acessar a rua Casemiro Telles de Freiras, em seguida a avenida Yoshitero Onishi e por fim a Perimetral. Desde o funcionamento dos semáforos, esta rota passou a ser frequentemente utilizada.


Quem vem de São Paulo pela rodovia Mogi-Dutra (SP-88) ou dos bairros do Rodeio e Ponte Grande e quiser evitar a rotatória da Praça Kazuo Kimura precisa seguir pela avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, com acesso na rotatória da rua Carlos Baratino. 


Sem placas
As opções citadas foram descritas pela própria Secretaria Municipal de Transportes, por meio da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, e também pelo analista de trânsito Nobuo Aoki Xiol, que já foi secretário da pasta dos Transportes em Mogi. Muitos motoristas que passam pela rotatória reclamam que, apesar de rotas alternativas, não há placas indicativas dos caminhos.


Xiol frisou que em todas as opções descritas, o motorista terá que esticar o percurso, porém, desviará do trânsito causado pelos semáforos. Ele avalia que o "ideal" é que nenhuma rotatória tenha semáforos. "Este tipo de equipamento só pode ser colocado em cruzamentos. Acredito que se trata de uma ação provisória adotada apenas como teste", opinou. "Em tese, a instalação vai contra os princípios da engenharia de tráfego. Um motor de barco só pode ser utilizado na água e os semáforos só têm funcionalidade nos cruzamentos", disse Xiol, fazendo analogia.


Para o ex-secretário, a fluidez dos veículos que passam pela região só seria possível se a praça e, consequentemente, a rotatória, fossem eliminadas. "Transformaria a área em um cruzamento e faria as adaptações necessárias como a implantação de quarteirões dos dois lados", detalhou.


Fonte:Mogi News