domingo, 21 de agosto de 2011

Capacitação Taiaçupeba receberá curso sobre viveiros

Atividade programada para setembro e outubro na Casa do Artesão, em Mogi, destacará o plantio e o manejo de mudas de frutas e árvores nativas
Katia Brito 
Da Reportagem Local
Divulgação

A produção de mudas pode chegar a 5 mil unidades mensais, mesmo em pequenas propriedades
A formação de viveiros de mudas para diferentes cultivos e para a recuperação da mata nativa será o tema de um dos cursos promovidos por meio de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, entre os meses de setembro e outubro. 
O curso de Viveirista, ministrado pelo instrutor do Senar, o engenheiro agrônomo Alexandre Delgado Alves, será realizado pela primeira vez na cidade, no distrito de Taiaçupeba. Ele é dividido nos módulos plantio e manejo. 
"Vamos orientar os participantes a montar pequenos viveiros, ensinando-os a produzir mudas e a planejar e melhorar as técnicas de produção e controle de pragas e doenças. O foco principal deve ser árvores nativas para recuperação ambiental e mudas de frutas, como o cambuci que é comum na região de Taiaçupeba". 
Alves destaca que irá trabalhar técnicas para a germinação das sementes e o preparo do substrato que preenche os saquinhos onde são colocadas as mudas, que também podem ser acondicionadas em tubetes. 
Para acelerar a germinação, por exemplo, o instrutor cita a quebra da dormência por meio da escarificação (rompimento ou abrasamento da semente), enxertia (justaposição de um ramo ou fragmento sobre outro vegetal) ou da colocação em água quente. 
"Com esta quebra, o desenvolvimento da semente passa a demorar dias ao invés de meses, como ocorre naturalmente. A enxertia permite que tenhamos plantas mais resistentes a pragas e doenças", observa. 
A produção de mudas contribui para a sustentabilidade financeira dos produtores rurais, de acordo com o instrutor, permitindo também uma produção mais ecológica. No caso de frutas e hortaliças, é possível atingir uma média de cinco mil unidades mensais, mesmo em propriedades de pequeno porte. Também estão previstos outros cursos do Senar (veja quadro ao lado)


Fonte:Mogi News