quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Educação Reprovação preocupa educadores

Para representantes do setor, falta de infraestrutura e melhores condições aos professores contribui com o índice
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Nabil: Integrar cursos técnicos
Os recentes dados do Censo Escolar 2010 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacional (Inep) causam preocupação aos educadores de Mogi das Cruzes. Os números mostram que dez escolas estaduais da cidade possuem índices de reprovação elevados no ensino médio em relação aos valores médios registrados nas escolas da rede municipal e até mesmo do Estado. Para eles, falta infraestrutura e condições mais propícias aos professores.


A falta de motivação por causa das poucas perspectivas vislumbradas pelos adolescentes que cursam o ensino médio é apontada como um dos agravantes da situação. "Temos falado que o governo precisa treinar para dar mais perspectivas aos alunos. Se depois de concluir o ensino médio ele não conseguir entrar em uma universidade não vai ter o que fazer. Por isso, esse índice de repetência está alto. É preciso integrar cursos técnicos ou profissionalizantes com o médio", afirmou o conselheiro estadual do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) Nabil Francisco de Moraes.


Outro item apontado pelo educador como prejudicial se refere à adaptação dos alunos que mudam do período matutino ao noturno. "Com o trabalho, o jovem tem uma queda no rendimento e não consegue assimilar os assuntos. Eles estão cansados e muitas vezes não se alimentam direito. Por isso, a importância de oferecer a merenda escolar nesse período também", acrescentou Moraes. 
A promoção automática e falta de estrutura para acompanhar as dificuldades dos alunos são descritas pela conselheira estadual e regional da Apeoesp Inês Paz como causadores dos altos índices de reprovação. "É preciso fazer uma reformulação pedagógica com oficinas para que possamos retirar essa defasagem. Necessitamos fornecer mais estrutura aos professores trabalharem com os alunos que estão com dificuldade. Precisamos ter melhor formação aos professores e reestruturação da jornada", declarou.


A resposta da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes foi feita por meio da Secretaria de Estado da Educação, que informou que as taxas de reprovação e abandono têm apresentado queda nos últimos anos na rede pública estadual. Existe a proposta de aperfeiçoamento do modelo de progressão continuada. Outro intuito é oferecer obrigatoriamente estudos de recuperação aos alunos com defasagem no aprendizado.


Fonte :Mogi News