domingo, 1 de maio de 2011

Urgência: Samu deve operar a partir de julho

Urgência
Samu deve operar a partir de julho
Faltam poucos detalhes para que o imóvel, onde funcionará o serviço, fique pronto para dar início ao atendimento
Guilherme Peace
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Unidade do Samu em Mogi das Cruzes fica ao lado da base do Corpo de Bombeiros, o que facilitará o atendimento das ocorrências
As obras para a construção do prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mogi estão em fase final. Todas as paredes foram pintadas e a estrutura está praticamente pronta para o funcionamento. Os funcionários que trabalham nas obras aproveitaram o sol da manhã de ontem para terminar a colocação do granelito no piso, material acinzentado típico deste tipo de arquitetura. Agora só falta limpar o prédio e esperar que a Prefeitura cumpra o prazo estabelecido para a inauguração, prevista para o dia 29 de julho.
O prédio do Samu é anexo à base do Corpo de Bombeiros da cidade, o que deve facilitar o atendimento em casos de urgências, especialidade do serviço. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a data para a inauguração foi acordada durante a assembleia realizada em dia 11 de abril, no gabinete do Prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM).
A secretaria afirma, ainda, que o Ministério da Saúde já liberou parte dos recursos necessários para as obras de implantação da base e que o restante deve ser liberado durante a implantação do serviço em si.
O secretário de Saúde de Mogi, Paulo Villas Boas, já afirmou, durante a prestação de contas do setor na Câmara Municipal de Vereadores, que o Samu irá operar de forma descentralizada em Mogi. O que quer dizer que as ambulâncias ficarão divididas em cinco pontos, quatro já definidos e um em estudo. Os pontos já acertados são as bases do Corpo de Bombeiros do Centro Cívico e de Brás Cubas, na Vila Moraes e em Jundiapeba.
De acordo com o secretário, a descentralização facilitará o atendimento aos usuários mogianos, tornando-o mais ágil, pois as ambulâncias estarão em pontos estratégicos. Desta forma, os pacientes não precisarão esperar que a viatura se desloque do centro da cidade para prestar o socorro nos bairros.
Os municípios de Biritiba Mirim, Salesópolis, Arujá e Guararema também participarão do Consórcio Regional do Samu (Cresamu), que atualmente trabalha na elaboração do edital de chamamento para a empresa ou organização social que realizará os serviços.

Fonte:Mogi News