domingo, 1 de maio de 2011

Mudou tudo

Guilherme Bertti


Mudou tudo
A surpreendente notícia de que o prefeito Marco Bertaiolli permanecerá no DEM e deixará passar, pelo menos por enquanto, o bonde de seu padrinho político Gilberto Kassab, a fundação do PSD, dada ontem com absoluta exclusividade por esta coluna, sob a batuta nervosa da jornalista Noemia Alves, embora aventada como hipótese nos bastidores nas últimas semanas, parecia ser algo surrealista demais para se concretizar, mas acabou ocorrendo.


Precedente
Bertaiolli seguiu o exemplo do deputado federal Rodrigo Garcia, antes primeiro amigo de Kassab, que, logo do anúncio da formação do PSD, mandou dizer que ficava. Garcia acabou contemplado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) com a Secretaria de Desenvolvimento Social e deverá tomar posse, com grande festa amanhã.




Reflexão profunda
O prefeito alega que refletiu e chegou à conclusão de que manter-se governista é a melhor coisa no momento. A concretização do alinhamento com Kassab e o consequente desalinhamento com Alckmin fechariam as portas, com diversas voltas dadas na chave, aos investimentos do governo estadual para a cidade.
Daniel Carvalho


Gondim analisa
Consultado sobre a permanência de Bertaiolli no DEM, o provável principal adversário do atual chefe do Executivo na disputa pela Prefeitura em 2012, deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), disse que já sabia da "movimentação de Bertaiolli" para ficar no DEM, o que teria sido comunicado pelo prefeito a Alckmin dias antes.


Consultor político
Conforme Gondim, Alckmin o chamou no início da semana para saber o que ele achava do "fico" de Bertaiolli, se haveria nele ou não o dedo de Kassab. O deputado teria dado sua opinião ao governador. O teor dela, Gondim não quis revelar.




Hipertensão
A decisão de Bertaiolli teria sido motivada pela forte pressão dos tucanos palacianos que acenaram com um convite feito a Gondim para que passasse a compor o ninho tucano e fosse o candidato da base governista em Mogi. Na berlinda, o prefeito teria medido o eventual prejuízo e arremetido a tempo seu voo, mas deixado claro ao tucanato que espera tratamento vip para ratificar sua permanência no DEM em outubro, no limite do prazo para as filiações partidárias.
Mauricio Sumiya


Junji vai
A coluna falou com o deputado federal Junji Abe sobre a decisão de Bertaiolli e se isso altera seus planos de saída do DEM e ida para o PSD. Junji disse que é PSD desde as primeiras articulações, meses atrás, e que seguirá no mesmo destino de Kassab. Ontem, ele se reuniu com lideranças de dez municípios do Alto Tietê que se dispõem a organizar a fundação do novo partido. 


Sem afobação 
Indagado sobre a radicalização da briga entre Kassab-PSD, de um lado, e Alckmin-PSDB-DEM, de outro, e da diversidade do destino partidário dele (Junji) e de Bertaiolli, inclusive para efeito de sucessão municipal, o deputado desconversou, disse que é muito cedo para falar a respeito dos desdobramentos.




Dois tempos
Junji também disse que foi consultado por Bertaiolli sobre a decisão, opinou sobre ela, mas que respeita a opção do prefeito e a entende. Comparou-a a 1999, ano em que decidiu trocar o PFL pelo PSDB para que pudesse ter o apoio do então governador Mario Covas para disputar a Prefeitura, e reconheceu que o fato de estar alinhado ao governo deve garantir obras e investimentos para Mogi.
Daniel Carvalho/ Divulgação


Lula japonês
Frase do presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Kioji Nakayama, sobre a cessão do espaço da Porteira Preta para que seja realizada a audiência do Lixão, por encomenda da Construtora Queiroz Galvão, fazendo lembrar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na época do mensalão:"Eu não sei de nada!".


Unidos perderemos
O mais interessante é a conexão da Queiroz com dirigentes do União Futebol Clube em outra cessão, a do espaço para consulta do EIA-RIMA, num dos boxes do Mogi Plaza. Na sexta-feira, o repórter Cleber Lazo foi ao centro de compras e encontrou o corretor de imóveis Jorge Margarido de Moraes anunciando a chegada de diretores da empreiteira. Depois, Margarido desconversou, e chamou um apavorado presidente do clube, Cícero Buark, para tentar explicar a nova parceria. Os semelhantes realmente se atraem.

Fonte:Mogi News