quarta-feira, 18 de maio de 2011

Saúde: Sete mil faltam em consultas médicas

Saúde:
Sete mil faltam em consultas médicas
Número corresponde a 19,4% dos atendimentos agendados em abril para atendimento na rede municipal
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
O prefeito visitou dois postos para informar ao moradores sobre o novo sistema de agendamento
Sete mil pessoas faltaram às consultas médicas agendadas no mês de abril pela Secretaria Municipal de Saúde. O número foi divulgado na tarde de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) durante visitas feitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Moraes e Biritiba Ussu. A ida do prefeito aos postos faz parte do processo de divulgação do Sistema Integrado de Saúde (SIS), novo modelo que já conta com 130 mil mogianos cadastrados e 15 mil cartões emitidos. Hoje, ele estará nas UBSs de Sabaúna e Botujuru, a partir das 11h.

O número de faltas corresponde a 24% dos 29.090 atendimentos realizados no mês passado ou a 19,4% das consultas marcadas, ou seja, dos 36 mil mogianos agendados para atendimento nas unidades de saúde.
Durante conversa com os moradores, Bertaiolli lembrou da necessidade do cidadão informar quando não puder comparecer à consulta para que a vaga seja dada para quem está na fila de espera. Em cada um dos postos, o prefeito explicou as principais mudanças criadas na Saúde, bem como tudo o que envolve o SIS. A possibilidade do agendamento de consultas pela Internet ou nos tottens espalhados pela cidade, e não mais apenas pelo telefone, foi uma das novidades comentadas.

Bertaiolli também aproveitou para esclarecer dúvidas e ouvir queixas e pedidos dos moradores. Questionamentos envolvendo a falta de médicos e implantação de novos postos de saúde 24 horas foram os principais temas. Na Vila Moraes, o prefeito recebeu um ofício das mãos do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Clodoaldo de Moraes, com reivindicações da comunidade, entre as quais iluminação pública, melhoria no transporte coletivo e buracos em vias. O prefeito prometeu avaliar e sanar os problemas dentro da possibilidade da administração. Numa forma de simbolizar o cadastramento do novo sistema, foi entregue o cartão do SIS para um morador de cada bairro visitado.



Visita
"Tenho ido a todos os postos de saúde e vou completar esse roteiro porque melhorar a saúde pública exige esforço, médico, enfermeiro, dedicação, equipamento, prédio e exige conversa com a população. A minha vinda é para informar o mogiano do novo sistema e para motivar a equipe dos postos a participar", explicou.

Morador da Vila Moraes, José Menino da Silva, recebeu o cartão do prefeito. "Pelo que vi está melhorando muito a saúde na cidade". Em Biritiba-Ussu, o cartão foi entregue a uma funcionária da UBS, Jurema Godoy dos Santos.

Fonte:Mogi News