quinta-feira, 19 de maio de 2011

Saúde Santa Casa de Mogi registra 3,7 mil partos em um ano

Saúde
Santa Casa de Mogi registra 3,7 mil partos em um ano
Amilson Ribeiro
Bezerra: "Índice satisfatório"
A unidade neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes registrou, em um ano, 3.721 partos, com uma média de cerca de 10 nascimentos por dia. No total, foram 2.270 normais e 1.451 cesáreas. O período analisado compreende de 12 de abril de 2010 até a mesma data deste ano. O balanço foi apresentado pelo vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, durante a sessão de ontem na Câmara Municipal. O relatório foi elaborado pelo coordenador da equipe de neonatologia, Ângelo Roberto Junior.

O documento aponta que o número de óbitos de recém-nascidos na instituição de saúde - 6,96 mortes para cada mil nascimentos - é menor que a taxa de referência definida pela Secretaria Estadual de Saúde, que utiliza como base 20 mortes para cada mil partos. Em números concretos, a unidade neonatal mogiana registrou 29 óbitos, durante o espaço de tempo analisado. Entre eles, estão identificados dois casos de mães que fizeram os partos fora do hospital e os bebês acabaram recebendo os primeiros cuidados na Santa Casa e, ainda, uma ocorrência de um recém-nascido com anencefalia - má formação cerebral.

Segundo o parlamentar, os dados mostram que o investimento feito pela Prefeitura depois da crise na unidade, que deixou como resultado oito bebês mortos, demonstrou ser "a atitude mais correta a ser tomada". "Quero parabenizar a equipe do hospital e dizer que a atenção dada na época já começa a gerar frutos", afirmou Chico Bezerra que trabalha como ginecologista na instituição. (C.L.)

Fonte:Mogi News