quinta-feira, 19 de maio de 2011

Câmara paulistana faz homenagem a Landell



Os mogianos mais antigos certamente ouviram falar dele e das polêmicas em que se envolveu como padre da Cidade. O gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928) aqui viveu por algum tempo e se notabilizou por experiências científicas que, à época, o estigmatizaram como uma espécie de bruxo. Quando por aqui aportou, Landell já sabia que poderia transmitir ondas radiofônicas, o que acabou concretizando em 1884. Verdadeiro inventor do rádio, ele acabou perdendo o título para Guglielmo Marconi, que acabou ficando com o crédito da ideia. Anteontem, a Câmara de São Paulo fez o que Mogi das Cruzes nunca se dispôs a fazer: uma homenagem ao religioso e inventor, dando-lhe o título póstumo de Cidadão Paulistano, que foi recebido por Zemo José de Almeida, seu sobrinho. Na oportunidade, o autor da proposta, vereador Eliseu Gabriel (PSDB), ressaltou que o padre Landell foi, de certo modo, desrespeitado, pois ao pedir apoio ao governo da época para seus inventos, acabou taxado de louco. Indicadores do trabalho de Landell existem na Imprensa no Brasil e fora dele. O "Estadão", em 1899, noticiou suas primeiras transmissões e o jornal "The New York Herald", dos Estados Unidos, o chamou de "inventor do telefone sem fio", em 1902. Criador do Movimento Landell de Moura, já citado várias vezes aqui neste espaço, o historiador Hamilton Almeida lembra que Marconi tem fama de ser o inventor do rádio, "mas não foi". "O aparelho de Marconi transmitia sinais de som. O de Landell transmitia a voz humana", diz. Hamilton conta que além de precursor do rádio, ele também foi responsável pelos primeiros protótipos do que viria a ser a televisão. Inventada oficialmente em 1926, a televisão havia sido projetada por Landell em 1904. Hamilton lidera um movimento para reconhecimento oficial do padre como inventor do rádio. Informações no site www.mlm.landelldemoura.qsl.br .





Rio Tietê

O professor Alexandre Hilsdorf, do Núcleo Integrado de Biotecnologia da UMC, fará palestra para diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas públicas e particulares do Alto Tietê, dia 24 próximo, na Ilha Marabá, das 9 às 11 horas e das 14 às 16. "As cabeceiras do rio que não morreu: os peixes do Tietê", será o tema do evento, que terá ainda soltura de peixes nativos do Alto Tietê com ato simbólico da preservação do Rio.




Dependentes




Com o presidente Mauro Araújo (PSDB) à frente, a Associação das Câmaras Municipais do Alto Tietê prosseguirá com o movimento pró-clínica de dependentes químicos em Mogi. Hoje a coleta de assinaturas será feita no Município de Santa Isabel, das 14 às 16 horas, no cruzamento da Avenida República com Rua Santa Cruz, em frente ao prédio da futura sede da Prefeitura.



Licenciado






A comerciante Tânia Fukusen assume interinamente o cargo de presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes em lugar de Marcus Mello, que se licenciou ontem do cargo até o dia 15 de setembro próximo. O excesso de trabalho à frente do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) motivou a licença do presidente que estava no cargo desde janeiro de 2009. Fukusen é a atual vice-presidente da ACMC.





Ferrovias






O deputado Junji Abe está empenhado em trazer para São Paulo o primeiro de uma série de seminários sobre o papel da rede ferroviária no desenvolvimento do País. Os eventos estão sendo promovidos pela Frente Parlamentar das Ferrovias, da qual o mogiano faz parte. A reunião inicial está marcada para o dia 17 de junho e Junji bem que poderia tentar levar o evento para o Paradise Golf & Lake Resort, em Mogi.

Fonte:O Diário de Mogi