terça-feira, 12 de abril de 2011

Samu atenderá Arujá e Guararema

Samu atenderá Arujá e Guararema


MARA FLÔRES
Arujá e Guararema foram anunciadas como as novas cidades que serão beneficiadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em fase de implantação em Mogi das Cruzes, mas com raio de atuação também em Biritiba Mirim e Salesópolis. O programa está previsto para funcionar em 29 de julho e contará com oito bases nas cinco cidades que têm 532.132 habitantes e formam o Consórcio Regional do Samu (Cresamu), criado oficialmente ontem. Ao todo, 11 ambulâncias – duas delas equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – serão disponibilizadas para o programa, que demandará uma equipe de 122 profissionais e um investimento mensal de R$ 677,4 mil, dos quais R$ 186,5 mil virão do Governo Federal e o restante será rateado entre os municípios de acordo com o número de habitantes.
Nos próximos dias, a direção do Cresamu solicitará ao Ministério da Saúde a habilitação para que o Samu possa funcionar, o que implica numa vistoria da estrutura física do serviço, e também fazer o chamamento público para a contratação da organização de saúde que ficará responsável pela operação do programa – esse modelo já é utilizado nos postos de saúde 24 horas da Prefeitura e nas unidades do Programa Saúde da Família (PSFs). A essa organização caberá a contratação dos profissionais que vão trabalhar no Samu e fazer a gestão dos serviços. "O consórcio será responsável pelo Samu e essa organização de saúde será o braço funcional", ressaltou o secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Paulo Villas Bôas de Carvalho, durante a assembleia que reuniu os prefeitos das cinco cidades da Região.
A Central de Regulação do Samu funcionará em Mogi das Cruzes, junto à sede do Corpo de Bombeiros, no Bairro do Shangai, mas serão montadas bases avançadas – com a presença 24 horas de uma equipe – em cada uma das outras quatro cidades atendidas, além de outros três pontos em Mogi (veja quadro nesta página).
"Estamos na fase de acabamento da Central de Urgência e Emergência de Mogi das Cruzes, que concentrará também a Central de Regulação do Samu. A partir do funcionamento do serviço, o que está marcado para acontecer em 29 de julho, todas as ligações feitas para o telefone 192, dessas cinco cidades, cairá aqui, onde haverá um médico 24 horas para atender o chamado e deslocar o atendimento mais indicado e mais próximo", explicou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). "Um dos aspectos importantes será na segurança das estradas, já que com a localização das bases do Samu estaremos cercando todos os principais acessos da Região", acrescentou.
Embora os repasses sejam diferenciados para cada Cidade, foi assegurado na reunião de ontem que todos os municípios terão a mesma participação nas decisões que serão tomadas.

Fonte:O Diário de Mogi