quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lançada Frente Parlamentar em apoio aos Municípios do Alto Tietê

Lançada Frente Parlamentar em apoio aos Municípios do Alto Tietê


A criação da Frente Parlamentar em apoio aos Municípios do Alto Tietê, proposta pelos deputados André do Prado (PR), Estevam Galvão de Oliveira (DEM), Heroilma Tavares (PR), José Candido (PT), Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) e Alencar Santana (PT), de Guarulhos, com adesão de mais 21 parlamentares, aconteceu hoje (14) na Secretaria de Cultura de Arujá, cujo lançamento contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, além de prefeitos, vereadores e representantes de segmentos da sociedade civil.

Ao abrir a reunião, o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), parabenizou e destacou a iniciativa dos deputados que compõem a frente parlamentar. “Falo com propriedade que a reunião de hoje é uma das mais produtivas e de fundamental importância para a região”, afirmou o prefeito.

Em nome dos deputados estaduais, André do Prado afirmou que a Frente é um instrumento de interlocução e reivindicação para reunir todos os poderes para discutir as principais necessidades e projetos do Alto Tietê. O deputado ressaltou ainda que a frente contará com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que é dirigido pelo prefeito Abel Larini (PR) e com a Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Tietê (Acat), que tem como presidente o vereador mogiano Mauro Araújo (PSDB).

“Hoje é um dia histórico, mérito de todos os deputados que compõem a frente, afinal a população espera que, juntos, consigamos cumprir todos os compromissos. A partir de hoje, trabalharemos em parceria, junto ao Condemat e à Acat, e todos que contribuírem de alguma forma para a viabilização de grandes projetos estruturantes e necessários para a região do Alto Tietê. Foram debatidas várias pautas, além dos principais projetos da região. Acredito que esta iniciativa será constituída de muitas ações positivas, sobretudo, é o momento de união em prol da população dessa região. Colocamos nossas idéias ao secretário Edson Aparecido, que se mostrou à inteira disposição para contribuir com a frente, visando o fortalecimento das reivindicações locais. Foi dado o passo inicial, agora vamos trabalhar de forma integrada”, ponderou André do Prado.

 O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), reforçou as palavras do deputado André do Prado. “Como já foi dito pelo parlamentar, acredito que hoje é um dia histórico para todos nós. Certamente, tem uma nova luz trabalhando para grandes projetos em beneficio dessa região. Afinal, nunca na história do Alto Tietê, teve um movimento como esse, com a presença de todos os prefeitos e várias lideranças envolvidas”, salientou o prefeito ao destacar a união de todos os poderes.
Em nome das Câmaras de Vereadores do Alto Tietê, Mauro Araújo enfatizou: “Estamos começando e já trabalhando. Hoje marca o lançamento da união de forças dos representantes do Alto Tietê. Com certeza, as nossas reivindicações terão muito mais peso político”.

Já o secretário Edson Aparecido, além de parabenizar a iniciativa, colocou-se à disposição dos parlamentares. “Recebi com honra e satisfação a tarefa que o governador Geraldo Alckmin me incumbiu, que foi a de participar do lançamento da frente, pela dimensão da importância que ela representa, e colocar-me à disposição do grupo, afinal, é um instrumento que se encaixa dentro das ações que serão concretizadas em conjunto. Acredito que, independente de partido, essa união de forças é muito importante, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população da região metropolitana. Vou levar ao governador o resultado importante dessa reunião”, enfatizou o secretário, que ainda apresentou as principais linhas do projeto quecria a Região Metropolitana de São Paulo, em tramitação na Assembleia Legislativa.

“Pela sua dimensão, marca uma política de estado definitiva para o encaminhamento de soluções para os problemas metropolitanos. Com a lei, a Região Metropolitana de São Paulo terá um instrumento moderno e contemporâneo de integração e planejamento para a solução dos problemas metropolitanos”, afirmou Edson Aparecido.

Participaram da reunião os prefeitos Abel José Larini (PR), Carlos Alberto Talno Júnior (PSDB), Jorge Abissamra (PSB), Márcio Luiz Alvino de Souza (PR), Sebastião Alves De Almeida (PT), Armando Tavares Filho (PR), Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), Francisco Pereira De Souza (PDT), Antônio Adilson De Moraes (PSDB), Hélio Buscarioli (PSDB) e Marcelo De Souza Cândido (PT).

 FOTOS: SEGUEM EM ANEXO

Clarissa Johara
Assessora de Imprensa
Deputado Estadual André do prado (PR)