sexta-feira, 4 de março de 2011

Racha na Câmara: OAB vai apurar insinuações feitas pelo presidente do Legislativo

Racha na Câmara
Procedimento tem objetivo de analisar a conduta dos vereadores durante troca de acusações da sessão do dia 23
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Marco Soares Junior: "OAB de Mogi vai investigar a conduta dos vereadores"
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes instaurou um procedimento administrativo para apurar a conduta dos vereadores durante a troca de acusações entre os parlamentares no último dia 23, em plena sessão ordinária. O advogado nomeado para conduzir os trabalhos é Paulo Passos. O CD com o áudio da discussão será solicitado.

Para o presidente da OAB, Marco Soares Junior, o procedimento visa apurar, principalmente, as declarações feitas pelo presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB). "Ele fez algumas insinuações de atitudes ilícitas cometidas por colegas vereadores. Neste momento, é importante valorizar o princípio da ética e divulgar os envolvidos", disse Soares Junior.

As declarações de Araújo foram feitas depois de ver rejeitada a proposta da formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar sobre a extensão do trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até César de Souza, projeto apresentado pelo vereador Carlos Evaristo (DEM). O tucano, visivelmente nervoso, disse em plenário que "iria usar o regimento interno para vereadores que têm coisa errada em área de manancial e revisar os trabalhos dos horários de médicos". Quando questionado pela Imprensa, justificou que no momento certo iria falar sobre os assuntos. A rejeição da CEV evidenciou o racha dos grupos liderados por Araújo e Nabil Nahi Safiti (DEM), resquícios da disputa pela presidência do Legislativo, vencida pelo tucano no sorteio.

"Ainda é cedo para fazer qualquer juízo, mas se for necessário, caso haja indícios de irregularidade, a OAB pode encaminhar o caso ao âmbito judicial, ou seja, Ministério Público (MP)", revelou o presidente da OAB.


Convidados
O advogado Paulo Passos afirmou na tarde de ontem que a apuração será feita "por meio exclusivo da visão do direito, cidadania e moralidade, livre de questões partidárias". "Não temos efetivamente ideia do que ocorreu. O que nós sabemos é pela Imprensa, que revelou um episódio muito grave", destacou.

Fonte: Mogi News