sexta-feira, 21 de julho de 2017

regularização: Prefeitura discute Uber com taxistas

Vereador Chico Bezerra disse não ter conhecimento sobre o conteúdo do anteprojeto que já foi encaminhado à Prefeitura pela Comissão Especial
A regulamentação do Uber e demais serviços de "carona paga" em Mogi das Cruzes foi tema de reunião realizada ontem entre a administração municipal e taxistas. O encontro foi convocado pelo vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra.
"Em um trabalho conjunto com o Sindicato dos Taxistas, feito com base em estudos e projetos de todo o País, apresentamos uma proposta de regulamentação do serviço. Ao contrário do que muitos pensam, os taxistas são a favor de que o Uber seja regularizado, desde que pague os impostos necessários e cumpram com as mesmas obrigatoriedades", disse o parlamentar.
O mesmo posicionamento foi reforçado pelo presidente do Sindicato dos Taxistas de Mogi e Região, Sandro Monfort. "Na nossa cidade, nós estamos sofrendo com alguns problemas, como o fato do Judiciário estar permitindo, por meio de liminar, que os motoristas associados a estes aplicativos trabalhem sem nenhum critério. A nossa preocupação é com a concorrência desleal, já que pagamos impostos e temos que cumprir uma série de exigências. Entendemos que a melhor forma de acabar com isso é com a regulamentação", destacou.
A proposta de que haja uma concorrência justa entre o táxi e os demais serviços é objeto do anteprojeto apresentado pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Uber, presidida pelo vereador Caio Cunha (PV). O texto em questão já foi encaminhado para o Executivo.
Entre as determinações estabelecidas pela proposta está o pagamento único de R$ 50 mil por parte das empresas que quiserem atuar em Mogi. Além disso, será cobrada de 1% a 2% por viagem realizada, nos quais 1% quando a empresa tiver sede em Mogi e 2% caso não tenha.
Questionados pela reportagem sobre o anteprojeto apresentado pela CEV, tanto Bezerra quanto Monfort informaram que não chegaram a ler a propositura.
Apesar disso, o parlamentar informou que a proposta da categoria, por ele defendida, é "completamente diferente". "Este é um documento que foi construído pelos próprios taxistas. Um grupo centenário que atua na nossa cidade", concluiu.
Sobre a nova proposta apresentada, o prefeito Marcus Melo (PSDB) comentou que o assunto tem que ser bem esmiuçado para que a melhor solução seja encontrada. "Recebemos nesta tarde (ontem) representantes do Sindicato dos Taxistas que vieram ao gabinete acompanhados do vereador Chico Bezerra. Eles trouxeram propostas para a regulamentação do serviço de transporte com aplicativos na cidade. A Prefeitura também já recebeu sugestões do vereador Caio Cunha. É importante que o assunto seja conversado com todos os setores envolvidos para que seja encontrada a melhor solução para a população de Mogi das Cruzes". 

Chico: 'Taxistas são a favor da regularização'.

Interesse é que aplicativo seja regulamentado mediante a pagamento de imposto

Fonte:Mogi News