sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Ano letivo começa com déficit de até 1,5 vagas nas creches

CIDADES:
 Publicada em 26/01/2017 - 21h01min
Fernanda Fernandes
Poá
Prefeito explicou que o problema não atinge o ensino fundamental, onde todos os estudantes terão vagas
Foto: Daniel Carvalho


Gian Lopes participou da abertura oficial do ano letivo da rede municipal de ensino ontem na Praça de Eventos
A rede municipal de ensino de Poá inicia o semestre com um déficit de 1,5 mil vagas para creches, segundo afirmou o prefeito Gian Lopes (PR). O republicano, no entanto, garantiu que o atendimento aos estudantes do ensino fundamental está sob controle e não há filas de espera. Os dados foram informados na manhã de ontem, durante a cerimônia de abertura oficial do ano letivo. As aulas terão início na próxima segunda-feira.
O evento ocorreu na Praça de Eventos e contou com a presença da secretária de Educação Juliana Pelegrineli, demais secretários e cerca de mil professores da rede, além da participação especial da contadora de histórias Kiara Terra. Na ocasião, os educadores também participaram de atividades de orientação e capacitação.
Com relação ao déficit na rede infantil, o prefeito destacou que já estuda ações para atender a fila de espera, que chegou a 1,5 mil alunos. "Hoje temos um problema grave de vagas em creches, mas estamos fazendo um estudo para melhorar a situação, até para que possamos fazer a licitação para construções de novas unidades de creches e a criação de novas vagas", garantiu. Atualmente, as creches vão atender cerca de 1,3 mil crianças, com idades entre 4 meses e 3 anos.
Gian Lopes afirmou que as crianças do ensino fundamental não sofrem com a falta de vagas na cidade. "A outra demanda já está sob controle", ressaltou.
A educação Infantil que atende o pré I e pré II receberá neste semestre cerca de 3,3 mil alunos. Segundo informações da prefeitura, essa demanda é 100% atendida no município. Com relação ao ensino fundamental, a rede municipal atende, aproximadamente, 10,8 mil estudantes do 1º ao 9º ano.
Até o primeiro semestre deste ano, o prefeito Gian Lopes pretende entregar a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Pastor Inácio, na Vila Monteiro. A construção foi retomada e a unidade deve atender cerca de 500 alunos.
"Reiniciamos a obra e vamos entregar à população ainda em 2017. A Emeb da Vila Monteiro será para alunos do ensino fundamental I. A inauguração deve ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano", adiantou o republicano. A estrutura está sendo instalada na avenida Vital Brasil, próximo às obras da Escola Técnica do Estado de São Paulo (Etec).


Fonte:Mogi News