sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Condemat define prioridades para 2017 e amplia Câmaras Técnicas

CIDADES:
 Publicada em 26/01/2017 - 21h24min
União regional
Conselho de Prefeitos elencou as 20 pautas prioritárias e prepara agenda de trabalho e reuniões com o Estado
Em reunião na manhã de ontem, o Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) definiu as pautas prioritárias que serão trabalhadas pelo colegiado durante esse ano. A lista tem 20 demandas em cinco eixos: Sistema Viário/Transportes; Saúde; Antienchente; Meio Ambiente e Saneamento; e Educação. Também foram aprovadas a criação do Conselho do Fundo Social de Solidariedade e a continuidade das Câmaras Técnicas, com a inclusão de novas áreas de discussão.
Na primeira reunião ordinária da gestão 2017, o Conselho de Prefeitos estruturou a dinâmica de trabalho que será adotada pelo Condemat neste ano. A proposta é acelerar os procedimentos e buscar agendas externas para otimizar os resultados nas demandas prioritárias, algumas delas já tratadas anteriormente, como é o caso das alças de acesso do Trecho Leste do Rodoanel, e outras novas, como a compensação financeira para os municípios produtores de água e projetos de combate às enchentes.
"O consórcio vai desencadear uma agenda de reuniões e audiências nos ministérios (governo federal), secretarias de Estado, autarquias e concessionárias. Vamos atuar na linha de cobrar investimentos e buscar outros caminhos para capitalizar para a nossa região", ressalta o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR).
Os prefeitos também decidiram por uma maior aproximação com os deputados estaduais e federais, que serão convidados para participar das reuniões. 
Apoio técnico
Para respaldar as ações do Condemat, o Conselho de Prefeitos definiu pela manutenção e ampliação das Câmaras Técnicas, que reúnem os secretários e técnicos das prefeituras. Foi aprovada a criação dos grupos de trabalho de Educação e Esportes e a Câmara Técnica de Desenvolvimento Comercial passa a ser Desenvolvimento Econômico, com a inclusão das áreas de agricultura, indústria, serviços e turismo.
Também foi criado o Conselho do Fundo Social de Solidariedade, que vai reunir representantes dos 11 municípios do Alto Tietê. "O intuito é desenvolver ações coletivas regionais dentro das áreas sociais", finaliza o presidente.
Além de Adriano Leite, estiveram presentes os prefeitos de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR); de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB); de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PR); de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB); de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB); de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSB), o Guti; e de Arujá, José Luiz Monteiro (PMDB), o Zé Luiz.

Oito prefeitos compareceram à primeira reunião de 2017 do Condemat para alinhar ações que serão realizadas

Oito prefeitos compareceram à primeira reunião de 2017 do Condemat para alinhar ações que serão realizadas

Fonte:Mogi News