sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Ampliação: Jundiapeba ganhará Hospital Dia para pequenas cirurgias

Serviço funcionará ao lado da Unica e vai realizar intervenções de rápida recuperação com anestesia geral
O distrito de Jundiapeba ganhará um Hospital Dia em 2017. O serviço que funcionará ao lado da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) vai realizar pequenas cirurgias que necessitem de anestesia geral, com curta recuperação. O prédio será construído com uma emenda parlamentar no valor de 
R$ 565.200,00 conquistada pelo município. O anúncio foi feito pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante cerimônia de entrega do Selo de Qualidade outorgado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA-1) à Unica, que já realiza diversas pequenas cirurgias, no entanto, todas são com anestesia local.
Bertaiolli destacou que a implantação do Hospital Dia vai complementar os investimentos que a administração municipal realizou nos últimos anos. "Estimamos que 30% das cirurgias que são feitas podem ser resolvidas com até um dia de internação. Hoje, em uma operação de hérnia, por exemplo, você interna o paciente às 5 horas, opera às 8 horas e dá alta às 17 horas. Esse é o conceito do Hospital Dia", disse.
De acordo com o prefeito, o Unica continuará a oferecer todas as consultas de especialidades e academia para a terceira idade. "Já contamos com um centro cirúrgico que realiza pequenas cirurgias. O projeto deve ser licitado no começo do ano. Vamos deixar tudo pronto para a próxima administração, inclusive o recurso. Com o Hospital Dia, daremos resolutividade para 40% ou 50% das cirurgias de Mogi. Isso só será possível porque recebemos o certificado de qualidade total", ressaltou.
O secretário municipal de Saúde Marcello Cusatis informou que essa é a segunda unidade municipal de saúde que recebe o certificado de ONA-1. A primeira foi o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC). "Vamos construir um novo bloco cirúrgico com a sala de recuperação pós-anestésica e duas salas de cirurgia de médio porte. Faremos, por exemplo, operação de vesícula, varizes de pequeno porte, retirada de hérnia maior, cirurgia ginecológica de menor porte, enfim, cirurgias as quais em até em 12 horas a pessoa possa ir para casa", explicou.
Cusatis acrescentou que o certificado da ONA-1 garante uma série de benefícios para os pacientes, como atualizações constantes e modernização. Em quatro anos e nove meses a Unica já realizou 5,5 mil pequenas cirurgias, 182.666 consultas médicas, 90.364 atendimentos odontológicos, além de 417.956 exames.

Anúncio foi feito durante cerimônia de entrega do Selo de Qualidade do Unica

Cusatis: "Paciente será liberado no mesmo dia".

Fonte:Mogi News