segunda-feira, 25 de julho de 2016

Obras: Até dezembro, Itaquá terá 25 unidades médicas reformadas

Postos e outros setores de atendimento em saúde são revitalizados para melhorar a qualidade dos serviços
A partir da próxima semana e até o fim deste ano, a Prefeitura de Itaquaquecetuba entregará 25 unidades médicas totalmente revitalizadas. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Saúde e de Finanças, William Harada, durante solenidade que marcou a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Caiuby.
O posto, instalado há quase 20 anos no distrito, dos quais 12 sem receber serviços de manutenção, foi totalmente reformado por determinação do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), num investimento de pouco mais de R$ 150 mil.
"Na verdade, o que estamos fazendo aqui hoje (ontem) e iremos fazer nos demais postos e todas as unidades de serviços médicos da cidade é, nada mais, nada menos, do que oferecer o mínimo de condições de trabalho aos funcionários da rede municipal, com equipamentos e infraestrutura, e melhores espaços para recepção e atendimento dos pacientes", afirmou Harada.
Ele disse que quando o atual governo assumiu a administração, faltava praticamente tudo nas unidades: médicos, enfermeiros, medicamentos, insumos e até papel higiênico. "Diante desta situação caótica e com poucos recursos à disposição, tivemos de adotar uma postura de priorizar o básico, começar a fortalecer nosso alicerce. Investimos na contratação de médicos e enfermeiros, compra de medicamentos para dar melhor assistência à população e, mais tarde, promover melhorias nas instalações dos prédios. É o caminho inverso, do ponto de vista político, mas queremos fazer direito, dar o melhor para a população e não fazer cena ou enganar o povo", reforçou.
População
Para Ivaneide de Lima, de 28 anos, tal postura adotada pela gestão Mamoru Nakashima é a mais correta. "De nada adianta ter um posto grande, lindo, limpo, sem ter médicos ou enfermeiros suficientes para o atendimento. E aqui no Caiuby, nos últimos anos, observei que houve ampliação de médicos e a qualidade do serviço também ficou melhor. É claro que a reforma do posto vai melhorar ainda mais, porém, não fossem pelas pessoas que aqui trabalham, de nada adiantaria", comentou ele, que reside no Jardim Tame e caminha cerca de 30 minutos para ter atendimento para si e o filho, o pequeno Enzo, de oito meses.
Antiga moradora do bairro, dona Rita Francisca, 86, e sua filha Cléia Nogueira, 55, são só elogios ao governo atual. "Está tudo ótimo aqui no Caiuby. Os médicos são muito bons, atenciosos. Não tenho do que reclamar", disse Rita. "O prefeito está certo: tem de investir primeiramente em pessoal e depois na parte estética dos postos. Ambos são importantes, mas na saúde o atendimento humanizado deve estar em primeiro lugar", acrescentou Cléia.
A dona de casa Verônica Aleixo Silva, 20 também diz estar satisfeita com o atendimento na UBS do Caiuby. "Desde a recepção até a saída do consultório médico sou sempre bem atendida".
Além da UBS Caiuby, a Prefeitura de Itaquá já reformou as unidades do Morro Branco, Monte Belo e do Marengo Baixo e ainda constam na programação o setor de ambulância, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros postos de saúde do município.


Fonte:Mogi News