sexta-feira, 7 de junho de 2013

Recicla Mogi Coleta seletiva começa hoje

Recicla Mogi
Coleta seletiva começa hoje
Rodeio, Jardim Maricá, Itapeti, Ponte Grande, Aruã e Jardim Araci serão beneficiados
Divulgação

O caminhão do programa da nova coleta seletiva percorrerá a área duas vezes por semana
O Programa Recicla Mogi iniciará o trabalho de coleta seletiva hoje na primeira região - formada pelos bairros do Rodeio, Jardim Maricá, Residencial Itapeti, Ponte Grande, Residencial Aruã e Jardim Araci - com objetivo de elevar gradativamente a participação da população e os índices de reciclagem. O caminhão do programa, padronizado na cor laranja e com funcionários uniformizados na mesma tonalidade, percorrerá a área e continuará fazendo o itinerário duas vezes por semana, às segundas e sextas, das 7h às 14h30, para consolidar o hábito na comunidade.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, explica que o trabalho do Recicla Mogi será gradativo: "Os países mais avançados na questão da coleta seletiva possuem uma experiência de 50, 60 anos na área. Trata-se de uma conquista que aos poucos se incorporou à cultura da população destas nações. Nosso planejamento prevê um avanço gradativo, que se consolidará com o passar com tempo, à medida que a reciclagem e a sua importância se incorporem na vida das pessoas", comenta.

Os moradores dos bairros foram informados sobre a passagem do caminhão da coleta seletiva por panfletos. Além disso, o Recicla Mogi possui um telefone específico para dúvidas - o Disque-Verde (4798-5959).

Outra novidade é a criação de um aplicativo do Recicla Mogi no Facebook da Prefeitura, com informações do programa e uma função que define rotas para a destinação correta de resíduos sólidos. Com o aplicativo, basta o cidadão digitar seu endereço e calcular a rota até um dos ecopontos existentes na cidade - que funcionam no Parque Olímpico e no Jardim Armênia.

Atualmente, Mogi das Cruzes produz cerca de 350 toneladas de lixo por dia e recicla 0,6% deste total. O objetivo é chegar a 10% com as ações na área. O programa atenderá todo o município, mas o planejamento da Secretaria do Verde é de que o trabalho avance de forma gradual. A cidade foi dividida em 12 regiões, que englobam bairros próximos entre si.

Fonte:Mogi News