sexta-feira, 7 de junho de 2013

Programa vai atender bairros da Divisa

Programa vai atender bairros da Divisa
SEX, 07 DE JUNHO DE 2013 00:11
A-A+

Moradores de bairros como o Jardim Piatã serão beneficiados pelo Se Liga na Rede, da Sabesp / Foto: Arquivo


Oito bairros de Mogi da região da Divisa podem ser beneficiados pelo programa Se Liga na Rede, da Sabesp, que foi lançado no final do ano passado e consiste na execução de obras dentro de imóveis para conectá-los à rede de esgotos da companhia. A meta é atingir 1,8 mil famílias com renda per capita de até três salários mínimos (R$ 2.034,00).

O projeto é subsidiado 80% pela própria estatal e 20% pelo Governo do Estado, com valor de R$ 1,8 mil em cada imóvel, até porque parte do piso das residências é trocado e há necessidade de uma mini-reforma dos imóveis afetados.

A ideia do Se Liga na Rede é evitar que o esgoto seja lançado a céu aberto ou em córregos das cidades, por isso para que o programa possa ser executado nos chamados bairros da Divisa (Novo Horizonte, Piatã I e II, Jardim Margarida, Chácara São Joaquim, Chácara Águas das Pedras, Vila Augusta e Jardim Félix) será necessário que a Prefeitura crie uma lei municipal obrigando que as redes desses bairros sejam lançadas em coletores da Sabesp, pois no restante da Cidade, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) é responsável pela coleta de esgoto e abastecimento de água potável. Até o momento, no Alto Tietê, apenas Arujá possui legislação do tipo e por isso é a única que tem imóveis beneficiados pelo plano.

Em Mogi, a previsão é de que a Prefeitura passe a ser ouvida sobre os locais prioritários em meados do próximo semestre, após o início das obras de coletores tronco nos bairros. “A meta é atender 1,8 famílias em 2013 e 4 mil no ano que vem”, destacou o superintendente da Sabesp no Alto Tietê, Márcio Gonçalves Oliveira. “Nos bairros da Divisa, nós estamos preparando obras coletoras, assinando contratos para a concessão e ao assumir o esgoto, vamos trabalhar com o Se Liga na Rede nestes locais”, acrescenta. (Marcos Araújo - Especial para O Diário)

Fonte:O Diário de Mogi