domingo, 21 de abril de 2013

Desconfiança Radioterapia pode não vir para Mogi


Desconfiança
Radioterapia pode não vir para Mogi
"Querem dar um golpe em Mogi e manter o serviço na capital", afirma o deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Luzia de Pinho Melo pode não ter radioterapia, diz deputado
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PSDB) desconfia que a falta de informações por parte do governo do Estado à direção do Hospital Luzia de Pinho Melo, quanto à implantação da radioterapia na unidade, é uma estratégia do governo estadual para manter o serviço em hospitais da capital. "Estão querendo (Secretaria de Estado da Saúde) dar o golpe em Mogi para manter o atendimento no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)", acusa. O parlamentar se refere à instituição presidida pelo secretário de Estado Giovanni Guido Cerri e que desde maio passado - quando Hospital do Câncer de Mogi, Flávio Isaías Rodrigues, teve atendimento do SUS suspenso aos pacientes com câncer - é referência regional para tratamento de radioterapia. 
"O Icesp recebe R$ 30 milhões por mês para fazer esse serviço", acrescentou o parlamentar, que na última quarta-feira visitou o Hospital Luzia de Pinho Melo com os deputados estaduais Marcos Martins (PT) e Jooji Hato, da Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, diretores do hospital mogiano disseram não ter conhecimento de prazos, investimento ou provável local onde seria implantado o equipamento de radioterapia. 
O diretor clínico da unidade, Luiz Carlos Vianna Barbosa, tentou minimizar a situação alegando que, em média, de 10 a 15 pacientes por mês necessitam se deslocar até a capital para fazer radioterapia. "Estão tentando maquiar até os números, porque temos informações de que são mais de cem pacientes no Alto Tietê que precisam de radioterapia", acusou Gondim, novamente. De acordo com o parlamentar, uma nova visita deverá feita em breve no hospital. 
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Francisco Moacir Bezerra, o Chico Bezerra (PSB) classificou como "absurda" a situação no Luzia, com superlotação no Pronto Socorro e falta de prazos para radioterapia. "O Estado deve prestar esclarecimentos a toda população e ao prefeito Marco Bertaiolli que tinha a palavra do governador que o serviço estaria à disposição ainda no ano passado".


Fonte:Mogi News