quinta-feira, 14 de março de 2013

Vereadores mogianos têm segundo aumento no ano


Vereadores mogianos têm segundo aumento no ano
QUI, 14 DE MARÇO DE 2013 00:00
A-A+

Vereadores que já tiveram o salário reajustado em 28% em janeiro, terão mais 5,1% / Foto Jonny Ueda


Os 23 vereadores de Mogi das Cruzes terão dois aumentos de subsídio apenas nos três primeiros meses do ano de 2013. O primeiro deles, fixado na legislatura anterior, foi bastante expressivo e chegou ao índice de 28,3%, aplicado a partir do dia 1 de janeiro. Supreendentemente, no entanto, na última semana, a Câmara aprovou um novo reajuste, de 5,1%, acompanhando o mesmo índice previsto para o funcionalismo público.

O segundo aumento vai incidir nos vencimentos dos parlamentares já a partir do dia 1 de abril. Na prática, a Casa fechou o mês de dezembro com subsídios fixados em R$ 7,4 mil e agora os parlamentares passarão a ter vencimentos de R$ 10,02 mil.

Historicamente, a Câmara de Mogi das Cruzes fixava os índices de reajuste dos subsídios de quatro em quatro anos. O aumento era feito de acordo com a Constituição Federal, que fixa o valor do subsídio dos parlamentares municipais de acordo com o vencimento pago ao deputado estadual. Em municípios como Mogi das Cruzes, com população entre 300 mil e 500 mil habitantes, o salário máximo dos vereadores deve corresponder a 60% do subsídio dos membros da Assembleia Legislativa. Porém, esse tipo de correção (do acumulado de quatro anos) era comumente mal visto pela população e acabava sendo uma pedra no sapato dos parlamentares, em pleno ano eleitoral. (Júlia Guimarães)

Fonte: O Diário de Mogi