quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Justiça Obras do novo Fórum têm início


Justiça
Obras do novo Fórum têm início
Expectativa é que a nova estrutura ocupe uma área de 10 mil metros quadrados, com possibilidades de expansão
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Novo fórum: previsão é que prédio fique pronto até o final do ano
As obras do Fórum de Brás Cubas já foram iniciadas. A previsão é que o novo prédio na avenida Valentina de Mello Freire Borenstein, na Vila São Francisco, seja entregue em doze meses. A placa com as informações da construção já foi colocada e os funcionários realizam serviços de montagem do canteiro de obras. O primeiro passo para que a obra seja iniciada é o serviço de terraplanagem. A próxima etapa do projeto contempla o início dos procedimentos de fundação do empreendimento. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, o novo Fórum terá o investimento de R$ 8.730.076,28.

O terreno onde será erguido o prédio tem uma área de 15 mil metros quadrados. A expectativa é que a estrutura ocupe 10 mil metros quadrados, o que possibilita utilizar os outros 5 mil metros quadrados em uma futura expansão. O espaço foi cedido pela empresa Placo do Brasil. A assinatura da doação do terreno foi feita em junho do ano passado, no gabinete do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). O prédio será construído nos moldes que são padrão em todos os outros fóruns de São Paulo. Todo o investimento será proveniente do Governo do Estado.

O atual Fórum de Brás Cubas funciona na rua Francisco Affonso de Melo, na Vila Brás Cubas. As condições do prédio sempre geraram constantes reclamações. O local é pequeno e não comporta a demanda de atendimento crescente. Existem hoje no local duas varas com competências cumulativas, que contemplam processos cíveis, criminais e de família. A ideia é criar novas varas especializadas, mas essa decisão depende do Tribunal de Justiça.

Em setembro do ano passado, houve um adiamento no processo licitatório que escolheria a empresa responsável pelos trabalhos. A medida foi adotada depois de uma falha no edital da concorrência pública. 

Atraso
Em dezembro de 2011, a secretária de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, afirmou que a obras do Fórum de Brás Cubas começariam em junho de 2012, prazo que se estendeu até o último dia 14 de janeiro, quando oficialmente as obras se iniciaram.

Fonte:Mogi News