Dia do aposentado deve ser comemorado com reflexão
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação
Com mais qualidade de vida, idosos podem trabalhar mais
O dia do aposentado é comemorado hoje em todo país. Porém, segundo lideranças, esta data é para reflexão. De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), existem atualmente 49.004 aposentados em Mogi. O montante repassado para estas pessoas em dezembro do ano passado foi de pouco mais de R$ 53 milhões. Se dividir apenas este valor pelo número de beneficiários, o pagamento médio feito pelo órgão no município é de R$ 1.082,71. No entanto, nem todos os aposentados recebem este salário.
Para a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Juraci Fernandes, o padrão de vida cai depois que as pessoas se aposentam. "As pessoas que sempre tiveram um salário maior, depois da aposentadoria, veem o rendimento cair drasticamente. Muitas pessoas recolhem mais com a promessa que receberão mais dinheiro na aposentadoria, mas não é o que está acontecendo", destacou. Muitas pessoas optam por previdências privadas para reforçar o orçamento familiar depois da aposentadoria.
Boa parte das pessoas que estão aposentadas é formada por idosos. Nesta idade, se gasta mais com remédios e outras despesas. "Quando o sujeito está na atividade ele não vive apenas do seu salário, mas faz alguns bicos e consegue viver razoavelmente. Depois que ele se aposenta, fica mais difícil encontrar serviços, porque as portas do mercado de trabalho se fecham. Essa realidade vem mudando aos poucos, mas a dificuldade ainda é grande", ressaltou a vice-presidente.
Para ela, o reajuste dos valores pagos pela Previdência Social deve ser aprovado com mais rapidez. "O que vemos é que muitos projetos importante estão perdidos nas gavetas. É preciso recuperar as perdas dos aposentados e pensionistas", avaliou.
Juraci afirmou ainda que a aposentadoria poderia começar a ser repensada. "A qualidade de vida está melhorando. Chegamos tranquilamente à velhice com saúde, penso que protelar a idade da aposentadoria seria bom, pois deixaria o idoso no mercado de trabalho e ainda manteria seu o convívio social", argumentou.
Fonte:Mogi News