quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dia do aposentado Dia do aposentado deve ser comemorado com reflexão


Dia do aposentado
Dia do aposentado deve ser comemorado com reflexão
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação

Com mais qualidade de vida, idosos podem trabalhar mais
O dia do aposentado é comemorado hoje em todo país. Porém, segundo lideranças, esta data é para reflexão. De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), existem atualmente 49.004 aposentados em Mogi. O montante repassado para estas pessoas em dezembro do ano passado foi de pouco mais de R$ 53 milhões. Se dividir apenas este valor pelo número de beneficiários, o pagamento médio feito pelo órgão no município é de R$ 1.082,71. No entanto, nem todos os aposentados recebem este salário.

Para a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Juraci Fernandes, o padrão de vida cai depois que as pessoas se aposentam. "As pessoas que sempre tiveram um salário maior, depois da aposentadoria, veem o rendimento cair drasticamente. Muitas pessoas recolhem mais com a promessa que receberão mais dinheiro na aposentadoria, mas não é o que está acontecendo", destacou. Muitas pessoas optam por previdências privadas para reforçar o orçamento familiar depois da aposentadoria.

Boa parte das pessoas que estão aposentadas é formada por idosos. Nesta idade, se gasta mais com remédios e outras despesas. "Quando o sujeito está na atividade ele não vive apenas do seu salário, mas faz alguns bicos e consegue viver razoavelmente. Depois que ele se aposenta, fica mais difícil encontrar serviços, porque as portas do mercado de trabalho se fecham. Essa realidade vem mudando aos poucos, mas a dificuldade ainda é grande", ressaltou a vice-presidente.

Para ela, o reajuste dos valores pagos pela Previdência Social deve ser aprovado com mais rapidez. "O que vemos é que muitos projetos importante estão perdidos nas gavetas. É preciso recuperar as perdas dos aposentados e pensionistas", avaliou. 
Juraci afirmou ainda que a aposentadoria poderia começar a ser repensada. "A qualidade de vida está melhorando. Chegamos tranquilamente à velhice com saúde, penso que protelar a idade da aposentadoria seria bom, pois deixaria o idoso no mercado de trabalho e ainda manteria seu o convívio social", argumentou.

Fonte:Mogi News