terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Procon Suzano e Poá também terão sistema nacional do Procon


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Suzano e Poá também terão sistema nacional do Procon
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação

Diretores do Procon SP estiveram ontem em Mogi para uma visita
Mogi das Cruzes já conta com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), implementado ontem pelos técnicos da Fundação Procon São Paulo. Agora, as próximas cidades da região a receberem o cadastro são Suzano e Poá. O programa permitirá o acompanhamento das reclamações fundamentadas tanto pelo consumidor quanto pelo fornecedor. A expectativa é que a partir de agora as empresas passem a resolver os casos com mais rapidez e atenção. A unidade central, de Jundiapeba e Brás Cubas, receberam o programa que ainda está em fase de testes e deve começar a operar em janeiro.

O Procon de Mogi integra uma seleta lista de 25 unidades de São Paulo que passaram a contar com o Sindec. Agora, o órgão da cidade se tornou referência para os demais que atuam na região. Os Procons de Poá e Suzano estão na fase de capacitação e implantação do sistema que promete especificar as reclamações que chegam aos órgãos. "O nome da empresa que tiver uma reclamação fundamentada vai ficar neste cadastro nacional por cinco anos, caso o problema seja resolvido ou não. Isso não é bom para nenhuma empresa", avaliou o coordenador do Procon de Mogi, Isidoro Dori Boucault Netto.

O diretor executivo do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Góes, e a diretora de relações institucionais, Regina Accorsi Lunardelli, acompanharam em Mogi a instalação do sistema, além de trazer um novo equipamento para o município. "É um software que será instalado em todas as máquinas. É um procedimento rápido e os servidores do órgão já foram capacitados para operar o programa", esclareceu Góes. 
Ele afirmou que a partir de agora as informações que chegam ao Procon municipal poderão ser monitoradas e integradas ao cadastro do estado que é interligado com o nacional. "O Procon de São Paulo é pioneiro com o sistema de Informações Gerencias de Atendimento (Siga) que por convênio com o governo federal se transformou no Sindec", destacou o diretor.

A ideia é que os consumidores fiquem mais atentos às empresas que têm problemas registrados no sistema e evitem comprar nestes locais. 
Conseguimos identificar a empresa por assunto da reclamação. Uma vez organizadas elas ficam a disposição para consulta", explicou Góes. A lista com as empresas que possuem reclamações fundamentadas é divulgada uma vez por ano pelo Procon.

Fonte:Mogi News