terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Boca no trombone Cadê os postes? Marilei Schiavi



Boca no trombone
Cadê os postes?
Marilei Schiavi
Será que Aécio Neves é o melhor caminho para a presidência em 2014? Pelo menos é o único nome "mais novo" dentro do PSDB que possa concorrer nas próximas eleições presidenciais. O PSDB precisa se reavaliar, se reestruturar e rever os seus valores na hora de encontrar novos ícones. A opinião não é só minha, basta perguntar para qualquer analista porque está todo mundo prestando atenção depois do tombo de Serra na Prefeitura de São Paulo para o poste Fernando Haddad.

Ontem, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso lançou a pré-candidatura do senador Aécio Neves, de Minas Gerais, à Presidência da República. FHC, inclusive, aproveitou o encontro de prefeitos eleitos da legenda com os principais líderes do partido, para bradar: "Eu acho que o senador Aécio Neves é o nome [para a Presidência] e, ao meu ver, desde já, tem de assumir suas responsabilidades, não de candidato, mas de líder do partido, para ele poder começar a percorrer o Brasil". A posição do ex-presidente da República foi compartilhada pelo presidente da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE). "O Aécio é hoje o candidato que o PSDB tem". Isso mesmo, só tem o Aécio na lista de "pouquíssimos" nomes. E essa vai ser a última chance do PSDB tentar não fazer feio na eleição de 2014. A legenda está desgastada com tantos anos à frente do Governo do Estado com Mario Covas-Geraldo Alckmin.

Ontem, no Radar Noticioso da Rádio Metropolitana AM 1070, o prefeito em exercício de Mogi, José Antonio Cuco Pereira, fez uma análise simples e objetiva sobre o partido que ele é presidente há anos na cidade. Cuco disse que "realmente o PSDB precisa abrir mais espaço para os novos políticos porque o desgaste é grande depois de tantas eleições e mandatos nos últimos anos". Ele também acredita que o nome de Aécio seja o melhor para a aposta de 2014.

Aécio preferiu não assumir a pré-candidatura. Disse apenas: "cumprirei meu papel como sempre cumpri. O Brasil está cansado do que está vendo [...] Eu vou cumprir meu papel seja ele qual for, só não vou antecipar etapas". FHC considera possível que o partido ganhe as eleições presidenciais em uma eventual disputa com a atual presidente Dilma Rousseff. Será? A presidente Dilma Rousseff está com a popularidade alta e parece que não quer sair da cadeira nem para o Lula. Ela está fazendo um governo bem avaliado e está com a faca e o queijo na mão. Só falta cortar e comer.

Uma coisa é certa, se o PSDB não se cuidar, vai cair no mais do mesmo. Vai ficar como o candidato à presidência Alckmin e José Serra, que colocaram a cara e saíram chamuscados da disputa. Mas como eleição é isso mesmo, vamos esperar. Fica o alerta: o PSDB que se cuide e comece a produzir postes porque o PT já está com um novo poste chegando para tentar dominar o Governo do Estado de São Paulo. Cadê os postes, PSDB?

Marilei Schiavi, é jornalista, radialista, diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana e mestre em Ciências Sociais pela PUC.

Fonte:Mogi News