terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Câmara Municipal Bibo já tem maioria de votos para presidente


Câmara Municipal
Bibo já tem maioria de votos para presidente

Vereador, que já é presidente do Legislativo de Mogi, conta com apoio da maioria de seus colegas. Mauro Araújo está em segundo lugar na disputa
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
O atual presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, tem o apoio da maioria dos vereadores eleitos para a próxima legislatura, que declararam em quem votarão para o comando do Legislativo em 2013. 
Seis dos 23 futuros parlamentares vão optar pelo republicano, além dele mesmo, somando sete votos. Além dele, são os outros quatro nomes eleitos pelo PR - Vera Rainho, Odete Sousa, Sadao Sakai e Emerson Rong - e os dois tuca-nos - Pedro Komura e Claudio Miyake.

Bibo conta com o apoio do PR por uma determinação do diretório municipal. Já os votos da dupla tucana têm como origem a insatisfação gerada pela saída do outro postulante ao cargo, Mauro Araújo, que deixou o ninho do PSDB e rumou para o PMDB, onde é o atual presidente municipal.

O atual cenário de disputa pela Presidência do Legislativo é de uma polarização entre Bibo e Araújo, que conta com cinco votos. O grupo é formado por Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, Olímpio Osamu Tomiyama (PSC), além de Protássio Ribeiro Nogueira e Carlos Evaristo, ambos do PSD. 
Os indecisos ou aqueles que mesmo "fechados" com determinado candidato não quiseram divulgar a escolha são 11. Apesar de todo o mistério e suspense, alguns nomes parecem estar predispostos a votar pela continuidade de Bibo. Carlos Lucareski (PPS) e Roberto Valença (PRB) devem optar pelo republicano. 
Existe a expectativa de que o colega de partido de Araújo, Benedito Faustino Taubaté, opte por Bibo. Taubaté e Araújo trocaram farpas durante a campanha eleitoral. O experiente político que agora volta ao Legislativo reclamou que o "adversário" tinha um tempo maior de exibição durante o horário eleitoral gratuito.

Parlamentar mais votado no pleito deste ano, Juliano Abe espera que o PSD defina por um candidato. O que pode não deve ocorrer, uma vez que o grupo do peermedebista já conta com dois nomes da legenda. Antonio Lino, outro filiado do PSD, aguarda uma "brecha" para se lançar como terceira via. Postura semelhante à adotada por Taubaté. O PT e o PV ainda não se posicionaram e aparecem na lista de votos de ambos os concorrentes. 
O PCdoB deverá apoiar Araújo. Jean Lopes teria assinado um documento que garante a adesão. Ele tentará convencer Karina Pirillo, da ONG Adote Já. A estratégia pela busca dos votos é distinta. Bibo conversa com os partidos, em bloco, enquanto o peemedebista busca o apoio individual.

Existe a possibilidade de o retorno do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que está afastado das funções por causa de uma viagem, alterar este cenário, uma vez que poderá indicar o voto a um dos postulantes. O objetivo dos futuros vereadores é definir quem será o novo presidente até a data da diplomação, em 19 de dezembro.

Fonte:Mogi News