terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Luzia: radioterapia ainda nem foi licitada



Luzia: radioterapia ainda nem foi licitada
TER, 04 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+


Oferta de radioterapia no Luzia depende ainda da realização de obras de adequação e aquisição de equipamento / Foto Arquivo

Ainda não há qualquer previsão para a instalação do serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que passou a absorver a demanda de oncologia na Região, depois que foi iniciado o processo de descredenciamento do Hospital do Câncer Doutor Flávio Isaías Rodrigues. Os pacientes que necessitam do atendimento radioterápico precisam se deslocar até São Paulo para se submeter às sessões. A oferta desse tipo de tratamento em Mogi das Cruzes depende ainda da realização de obras de adequação do hospital estadual e da aquisição do aparelho, orçado em cerca de R$ 5 milhões. No entanto, as licitações ainda não foram lançadas.

Até o início do mês de novembro, foram realizados 13,4 mil atendimentos a pacientes com câncer no Luzia de Pinho Melo, cujo setor de oncologia conta com os serviços de urgência e emergência, quimioterapia, hormonioterapia e cirurgia, além de acompanhamento clínico dos pacientes. A radioterapia vai completar o setor e evitar que pacientes do Alto Tietê tenham de deixar a Região em busca de tratamento. Ela havia sido prometida para o fim de 2012, pelo próprio secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, durante visita a Mogi das Cruzes, no primeiro semestre deste ano. Porém, no mês de setembro o governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em Suzano e admitiu que o prazo não seria cumprido. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi