sábado, 10 de novembro de 2012

Pesquisa Itaquá é a quinta mais violenta da Grande SP


Pesquisa
Itaquá é a quinta mais violenta da Grande SP
De janeiro a setembro, cidade registrou 50 homicídios, o que representa 30% de todos os casos do Alto Tietê. A pesquisa avaliou 39 municípios
Fábio Miranda
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

No estudo, Itaquá fica atrás apenas de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Osasco
Itaquaquecetuba é a quinta colocada entre as 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo em número de mortes violentas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

A pasta usou como base de cálculo dados de janeiro a setembro de 2012, período em que a cidade contabilizou 50 homicídios, perdendo apenas para a capital, Osasco, São Bernardo do Campo e Guarulhos. A quantidade representa 30% de todos os casos registrados no Alto Tietê, que chegam a 168. O pior mês em Itaquá foi junho, quando foram registrados dez homicídios na cidade. Já no mês de abril, houve apenas uma morte violenta.

Para a tenente-coronel do 35º Batalhão da Polícia Militar, Maria Inês de Medeiros, apesar do alto índice, os dados não são alarmantes. Há cerca de 40 dias no cargo, a oficial revela que os números de casos na cidade têm diminuído a cada ano. "Do ano 2000 para cá, o índice de mortes violentas caiu 60% na cidade e a cada ano vem caindo mais", afirmou. 
Embora a tenente-coronel aponte a queda no índice referente ao ano passado, em 2011, foram contabilizadas 53 mortes violentas durante o mesmo período. Entretanto, nesses indicadores, a SSP também conta as mortes causadas por acidentes de trânsito.

Para a oficial, seria utópico pensar em um índice zero de homicídios, embora fosse desejável em qualquer município, mas revela que o ideal é baixar em pelo menos 10%. "Zero não dá, seria ótimo, mas o que queremos é diminuir em 10% os números em relação ao ano anterior, só que nem sempre é possível. Às vezes, há aumentos nos casos, não apenas os de mortes violentas, mas os de outros crimes também". 

Comparação
A maneira que Maria Inês de Medeiros usa para provar que a quantidade de homicídios vem caindo é comparar os dados da cidade com a própria cidade. "Se comparar Itaquá com outras cidades, nós perdemos. Não podemos comparar com Mogi das Cruzes (21 casos), por exemplo. É por isso que a briga tem de ser com a gente mesmo". 
A tenente-coronel esclareceu que essa "briga" tem dado resultado, mas, como a prática de crimes é espraiada, fica difícil criar ações de combate. "Itaquá é muito grande, não tem uma região onde se concentram os delitos. Se houvesse, poderíamos criar uma ação para combatê-los, mas não é assim que funciona", finalizou.

Além de Itaquá, Ferraz de Vasconcelos também tem um número alto de vítimas de homicídios: 34; enquanto Suzano registrou 25 mortes violentas no período. Salesópolis foi a única cidade a não ter nenhum caso de morte violenta na região, mas houve quatro tentativas de homicídio durante o período avaliado.

Fonte:Mogi News