quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mogi terá mais 2 creches este mês



Mogi terá mais 2 creches este mês
QUA, 14 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+


Prefeito entregou ontem (13) o CEIM Profª Inezélia da Motta Rondon, na Cidade Parquelândia / Foto Eisner Soares

A creche inaugurada ontem (13) no Bairro Cidade Parquelância - próximo ao Residencial Aruã - já conta com 50 crianças inscritas para o ano letivo de 2013. A unidade tem capacidade para 110 alunos e, conforme expectativa da Prefeitura, todas as vagas devem ser preenchidas até o final deste ano. O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Inezélia da Motta Rondon é a 38ª creche de um total de 40 prometidas pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) para esta gestão, que termina em dezembro. Outras duas, em Pindorama e na Vila Brasileira, serão inauguradas nos dias 20 e 22 de novembro, respectivamente, e a 41ª, no Jardim Esplanada, deve ficar pronta até o Natal.
Sendo um dos bairros mais distantes do Centro da Cidade, o Cidade Parquelância, que até então não era atendido pelo ensino público, chega a enviar estudantes à Ponte Grande, a 10 quilômetros de distância. O cenário não muda muito, já que a nova unidade atenderá alunos que ainda não chegaram ao Ensino Fundamental, entretanto, já faz uma grande diferença na vida de mães como a dona de casa Maria das Graças Santos de Souza, de 29 anos, que deixou o emprego há dois anos para cuidar do filho.
“Eu fazia faxina em casas do condomínio [Aruã] antes de o meu filho nascer. Tive de parar, já que não tinha com quem deixá-lo. Agora, com a entrega da nova creche, vou poder retomar a rotina. Além de educação, vou dar uma qualidade de vida melhor a ele”, pontua.
Já a ajudante de limpeza Alessandra Oliveira, de 32 anos, leva o filho para o serviço, numa empresa de terceirização de mão de obra. “É perigoso, mas eu não poderia largar o emprego. Aqui não tinha creche e eu não tinha ninguém para cuidar dele, então a gente dava um jeito”, comenta.
A secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle, ressalta que a unidade era uma das mais esperadas. “Desde quando comecei a trabalhar na Prefeitura, recebo pais e mães reivindicando que aqui tivesse uma escola municipal, dizendo que os estudavam longe de casa. Foi algo muito significativo para nós conseguir construir esta creche”, diz.
O prefeito Marco Bertaiolli destaca que a descentralização da educação será buscada também nos próximos quatro anos de seu segundo mandato. “Estamos construindo creches onde as pessoas mais precisam, nos bairros da Cidade e ao lado das casas das famílias, para encurtar a distância da educação. Só aqui já temos 50 crianças aguardando vaga e estamos abrindo matrículas para 2013. Vamos, com certeza, ter as 110 vagas preenchidas”, avalia.
Bertaiolli também já adianta que o Jardim Margarida será o próximo Bairro, entre aqueles que fazem parte da divisa, a receber uma creche. “Já iniciamos o processo de desapropriação de um terreno muito grande para que a gente possa fazer isso na próxima administração. Fiz em todos os bairros da divisa: Novo Horizonte, Piatã e, agora, no Parquelândia. Só falta no Margarida, que vamos fazer no próximo mandato, junto com outras 25 novas unidades”, informa. (Danilo Sans)
   

Fonte:O Diário de Mogi