sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Transporte público Duas estações da CPTM de Mogi vão aceitar bilhete metropolitano


Transporte público
Duas estações da CPTM de Mogi vão aceitar bilhete metropolitano
O Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM) deverá ser aceito em 30 estações da CPTM dentro de seis meses
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Com o Bilhete Ônibus Metropolitano, as estações de trem e Metrô de toda região serão integradas
Dentro dos próximos seis meses, isto é, em meados de março de 2013, 30 estações da Companhia Paulista de Trens Metropolianos (CPTM) e do Metrô estarão aceitando o Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM) para o pagamento da tarifa. Trata-se, na verdade, do primeiro passo para a implantação do bilhete único metropolitano, promessa de campanha do atual governador, Geraldo Alckmin (PSDB). 
Duas estações ferroviárias de Mogi das Cruzes (Estudantes e Centro) estão incluídas no pacote de investimentos, que totaliza R$ 40 milhões. A meta, segundo a assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), é de que, em 18 meses, todas as 160 estações do Metrô e da CPTM aceitem o Cartão BOM.

A estimativa é de que sejam beneficiados, inicialmente, os 500 mil usuários das linhas intermunicipais que hoje também utilizam o sistema metroferroviário, propiciando mais agilidade no acesso entre os sistemas de transporte.

"O acordo para uso de cartões de passagem entre a STM, CMT (Consórcio Metropolitano de Transporte) e as empresas coligadas EMTU/SP, Metrô e CPTM foi assinado em 1º de outubro de 2012", informa a nota, encaminhada pela assessoria de Imprensa da estatal. O documento prevê a unificação da forma de pagamento da tarifa entre os sistemas envolvidos (ônibus metropolitanos, Metrô e trem) por meio do Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano).

Contudo, a integração tarifária ainda não deve ser realizada neste primeiro momento, segundo a EMTU. "Depende de estudos que estão em desenvolvimento pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e que subsidiarão a formulação de uma política de integração temporal entre os meios de transporte (Metrô, CPTM, linhas metropolitanas e linhas municipais) nas Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo, considerando a forma de custear esse benefício para os usuários do serviço", justifica a estatal.

Fonte:Mogi News