sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Exame supletivo será neste domingo



Exame supletivo será neste domingo
SEX, 19 DE OUTUBRO DE 2012 11:01
A-A+

São 13.993 inscritos para o Ensino Fundamental e 29.660 para o Ensino Médio nas 28 diretorias de ensino locais / Foto Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo aplicará domingo (21), a partir das 8h (horário de verão), as provas dos exames supletivos para o Ensino Fundamental e Médio a 129.176 pessoas em todo o Estado. Somente na Região Metropolitana de São Paulo são 43.653 inscritos. O objetivo é possibilitar aos jovens e adultos que estão fora da escola ou da idade regular de ensino a chance de obter a certificação escolar.
Em todo o Estado, são 44.487 inscritos para o Ensino Fundamental e 84.689 para o Ensino Médio. Na Região Metropolitana de São Paulo, são 13.993 inscrições para o Ensino Fundamental e 29.660 mil para o Ensino Médio.
O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas elaboradas com 30 questões de múltipla escolha cada uma, em um total de 120 questões, com duração de duas horas e meia cada teste. O conteúdo varia de acordo com o nível de ensino.
Para o Ensino Fundamental, a avaliação contemplará língua portuguesa, inglês, arte e educação física; matemática; história e geografia; e ciências da natureza. Na prova destinada à certificação para o Ensino Médio, serão exigidos conhecimentos de língua portuguesa, inglês ou espanhol, arte e educação física; química, física e biologia; matemática; e história, geografia, filosofia e sociologia.
Para Maria Lucia Barros de Azambuja Guardia, coordenadora de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional da Secretaria da Educação, a iniciativa é importante para que jovens e adultos deem continuidade ao processo educacional e conquistem novas oportunidades. “Os exames supletivos oferecidos gratuitamente pela Secretaria da Educação aos cidadãos que não concluíram a escolaridade regular na idade própria, permite a milhares de jovens e adultos a conquista da certificação escolar, ampliando as oportunidades de novos rumos à vida dessas pessoas”, afirma Maria Lucia.
Para prestar as provas do Ensino Fundamental, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos ou a completar até a data da avaliação. No caso do Ensino Médio, é necessário ter mais de 18 anos de idade. Detentos também podem participar. Estão inscritos 5.364 presidiários, em todo o Estado.
Os locais de provas foram informados aos candidatos no protocolo de inscrição e estão disponíveis para consulta no Portal da Secretaria da Educação do Estado (www.educacao.sp.gov.br). O candidato deverá chegar com, pelo menos, meia hora de antecedência e levar um documento original com foto.
Para ser aprovado o candidato deverá atingir média cinco em cada uma das provas e na redação. O gabarito será divulgado na próxima semana no Portal da Educação. Os resultados serão divulgados até o fim deste ano também no Portal da pasta, nas diretorias regionais de ensino e no site da Fundação Vunesp, responsável pela aplicação do exame.
Em caso de dúvidas sobre a prova, os inscritos podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Secretaria da Educação, por meio do telefone 0800 770 0012, das 7h às 19h desta sexta-feira (19).

Fonte:O Diário de Mogi