segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Prevenção Saúde no campo é tema de palestras em Mogi


Prevenção
Saúde no campo é tema de palestras em Mogi
Temas como cuidados com a higiene e ações preventivas são abordados em eventos que beneficiam as comunidades rurais do município
Katia Brito
Da Reportagem Local
Divulgação
A orientação oferecida para os produtores rurais ajuda a melhorar a qualidade de vida e a saúde
A promoção da saúde no campo desafia as entidades que trabalham com os produtores rurais. Tanto que no início deste ano o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a portaria que criou a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. Um conjunto de ações de melhoria do acesso aos serviços da rede pública e conveniada e redução de riscos à saúde decorrentes do trabalho no campo, como o uso de agrotóxicos.

Em Mogi das Cruzes, o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizam palestras preventivas por meio do programa "Promovendo a Saúde no Campo". De acordo com a instrutora Andreia da Silva Gomes de Oliveira, que já fez este trabalho com produtores da região da Volta Fria e Taiaçupeba, ainda há muitas dúvidas sobre doenças corriqueiras, como frieiras, e as transmitidas por animais. "Alertamos desde os riscos da presença de animais dentro de casa até questões sobre a esterilização de produtos", conta.

O consultor do sindicato Alexandre Gomes diz que o objetivo das palestras é auxiliar as pessoas na compreensão das diversas formas de cuidados com a saúde por meio de uma higiene adequada, assim como a importância de bons hábitos para o convívio social e profissional.

"Os participantes aprendem noções sobre higiene pessoal, ambiental (saneamento básico) e alimentar, enfocando questões como aquisição, armazenamento, conservação e consumo", destaca Gomes. Segundo ele, a higiene é um ato de conscientização e responsabilidade de todos, pois diminui o risco de transmissão de doenças, gerando melhor qualidade de vida. 
Entre as principais doenças encontradas na população rural, o consultor destaca os problemas de visão (acuidade visual), bucal (dentes e boca) e postura, dentre outras, além do envolvimento com drogas, principalmente o álcool.


Santo Ângelo 
O próximo evento será no dia 12 de setembro na Associação dos Chacareiros Produtores e Moradores do Conjunto Santo Ângelo (Acamat), na rua São José, no bairro Santo Ângelo. 
A presidente da entidade, Gilda Gomes Teixeira, afirma que hoje os produtores estão mais conscientes sobre a importância dos cuidados com a saúde, deixando, por exemplo, de utilizar agrotóxicos. 
A Acamat, criada há cerca de dez anos, reúne em torno de 150 agricultores de variados cultivos, como legumes e folhosas, e tem investido em palestras em parceria com o sindicato para orientação dos produtores em temas como administração e compostagem. 
Mais informações sobre os cursos e palestras podem ser obtidas na sede do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes pelo telefone (11) 4723-8233.

Fonte:Mogi News