segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eleições Horário Eleitoral divide opiniões dos eleitores


Eleições
Horário Eleitoral divide opiniões dos eleitores
Erick Paiatto
Abelita: ver o histórico deles
A propaganda eleitoral veiculada no rádio e televisão desde o último dia 21 de agosto é, na avaliação de alguns eleitores, uma das melhores maneiras para se "conhecer" os candidatos e definir o voto para eleger os vereadores da Câmara Municipal e o novo prefeito da cidade, pelos próximos quatro anos. Porém, mais do que assistir, os eleitores estão mais críticos, analisando as propostas e o histórico dos mais de 400 candidatos a vereador e seis candidatos à administração municipal.

De dez eleitores consultados ontem pelo Mogi News na área central, apenas três disseram ter certeza absoluta de quem irão votar, enquanto os sete demais ainda estão indecisos e se utilizam da propaganda eleitoral no rádio e televisão como termômetro ou uma base para escolher o melhor candidato.

"Eu assisto o horário eleitoral, mais ainda não defini em que vou votar. É muita gente falando a mesma coisa. Por exemplo, todos os vereadores dizem que ajudaram na construção do Hospital de Brás Cubas e são poucos os que estabelecem prioridades para o futuro", comentou operador de máquinas, Alexandre Beraldo, de 38 anos. "Meu voto para prefeito até que está um pouco mais definido, porque tem muita gente nova e que eu ainda não conheço querendo administrar a cidade. Vou assistir a mais alguns programas políticos para fazer uma avaliação melhor. Por enquanto, sei em quem não devo votar".

O sorveteiro Paulo Batista Leite, de 52 anos, afirmou ser telespectador assíduo dos programas eleitorais. "Assisto todos os dias. Tem muita informação útil, mas também desnecessária. Tudo dizendo que Mogi caminha às mil maravilhas, mas sei que nem tudo é assim. Sinto falta do "outro lado" do que acontece na cidade, até mesmo para dizer o que precisa ser melhorado", comentou ele, que já definiu os candidatos nessas eleições. 
A educadora Conceição Calcagno, de 51, está em dúvida sobre em quem votar para a Câmara Municipal e acompanha os programas de rádio e televisão para escolher seu candidato. "Tenho assistido de vez em quando, mas não tenho visto um diferencial entre eles".

"Só o que eles dizem no rádio e televisão não é suficiente. Além de ser um tempo curto para cada candidato, é preciso ver a história, o passado de cada um. O eleitor tem de pesquisar para saber quem é quem antes da dar o voto", diz a autônoma Abelita Reis, de 35 anos.

A doméstica Eliziene Jesus Santos, 40, e a irmã dela Eliana Jesus Santos, de 36, afirmam que deixaram para o "último momento" para escolher os candidatos. "Não tenho tempo de assistir horário eleitoral, então, fica difícil avaliar o candidato mais de uma vez na televisão. Vou procurar saber que mais fez pela cidade e, depois tento assistir um ou outro programa para definir o voto", diz Eliziene, que reside em César de Souza, mas trabalha durante a semana em São Paulo. 
A propaganda gratuita no rádio e televisão segue até o dia 4 de outubro, véspera das eleições municipais.

Fonte:Mogi News