segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Prédios aguardam aval da Cetesb



Prédios aguardam aval da Cetesb
SEG, 10 DE SETEMBRO DE 2012 00:01
A-A+

Antiga área da Elgin ainda tem o solo contaminado / Foto Ricardo Santo

Um dos maiores polos empregatícios de Mogi das Cruzes entre as décadas de 1950 e 80, a antiga fábrica da Elgin, no São João, pode dar lugar a cinco torres residenciais. O início das obras, no entanto, ainda está indefinido porque uma parte do terreno se encontra contaminada. A empresa proprietária da área aguarda liberação por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para que os trabalhos comecem.  Enquanto isso, a vizinhança teme que a estrutura do local desabe por ser muito velha.
A unidade foi desativada no final dos anos 90 e teve sua produção transferida à fábrica da Elgin no Distrito de César de Souza, que funciona até hoje. No local eram fabricados moldes e estampos de máquinas de costura. Com os avanços tecnológicos e a diminuição da demanda, o espaço foi fechado.
Em 2010, a Marusan Empreendimentos Imobiliários adquiriu 12,5 mil metros quadrados (m²), com entrada pela Rua Major Arouche de Toledo, dos 15 mil m² do terreno. O valor não foi divulgado à época. O restante ainda continua de propriedade da Elgin. E é neste pedaço de terreno não comprado que se concentra o problema: a contaminação. (Lucas Meloni)
Leia matéria completa na edição impressa

Fonte:Diário de Mogi