quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Trânsito César de Souza deve ganhar nova avenida


Trânsito
César de Souza deve ganhar nova avenida
Área de quase 13 mil metros quadrados, perto da empresa Hoganas, já foi desapropriada pela Prefeitura para projeto de mobilidade urbana
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação
A nova avenida será construída perto da Hoganas e no espaço utilizado como pátio de veículos
O distrito de César de Souza deverá ganhar uma nova avenida para melhorar a mobilidade urbana. A Prefeitura de Mogi das Cruzes desapropriou uma área de 12.706,47 metros quadrados, entre a passagem de nível na altura da rua Catarina Carrera Marcatto até à rua Adolf Lutz e também a avenida Francisco Rodrigues Filho. A proposta, segundo explicou o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, é abrir a nova via com o objetivo de desafogar o trânsito na avenida Ricieri José Marcatto, que hoje é a principal ligação entre César de Souza, Mogilar, Rodeio e Botujuru, entre outros. 
Não há prazo para início e duração das obras ou orçamento definidos, contudo, segundo apurou o Mogi News, na prática, é o início de ações para conclusão do anel viário naquela região e que há tempos é pleiteado por motoristas. Trata-se do primeiro passo para a concretização do projeto, que é a desapropriação da área, num valor simbólico, segundo a Prefeitura, em terrenos, inclusive, que já possuem postes de energia. O terreno desapropriado fica próximo à Hoganas e o espaço utilizado atualmente como pátio municipal de veículos.

De acordo com a administração municipal, a avenida Ricieri José Marcatto recebe, em média, um fluxo de de 900 a 1.100 veículos/hora.


Outros projetos
Além da avenida paralela à Ricieri José Marcatto, uma outra obra de melhoria viária deverá ocorrer entre César de Souza e Mogilar. Trata-se da abertura de pistas marginais ao longo da avenida Francisco Rodrigues Filho, que deve ser construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A nova via, que tem projeto já pronto na Secretaria de Planejamento, deve fazer ligação com a avenida Antonio de Almeida, no bairro Nova Mogilar. Lá, a área já foi desapropriada pela administração municipal, de maneira que sua construção será feita por empreiteiras numa contrapartida de implantação de empreendimentos imobiliários. A ligação com a avenida Antonio de Almeida se dará em um ponto quase em frente à empresa de ônibus Pássaro Marrom.

A obra está orçada em R$ 7 milhões. Um lado da avenida (que terá duas pistas em cada direção), no sentido Francisco Rodrigues Filho, terá 25 metros de largura e, na direção à avenida Antonio de Almeida, serão 23 metros. Serão 800 metros de extensão. A construção da nova avenida está condicionada à instalação das pistas marginais e da rotatória na Francisco Rodrigues Filho.

Fonte:Mogi News