quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Rede municipal
Confirmação de consultas e exames de pacientes será feita por telefone
Novo serviço para evitar falta dos pacientes aos procedimentos agendados começa a funcionar segunda-feira
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
A partir de segunda-feira, pacientes receberão mensagens pelo telefone fixo para confirmar presença
A Secretaria Municipal de Saúde começa a implantar, a partir de segunda-feira, dia 3, um novo serviço de confirmação de consulta. Trata-se da mensagem fonada, ou seja, uma mensagem de voz, previamente gravada que avisa o paciente sobre o agendamento de uma consulta, exame ou procedimento na rede municipal. A medida, segundo o secretário-adjunto da Saúde de Mogi, Marcello Delascio Cusatis visa complementar outras ações para evitar que os pacientes faltem ao procedimento previamente agendado nos postos de saúde. Este índice de desistência chega a 30%.

"Na verdade, a ideia é concluir um ciclo do planejamento, já que temos três frentes de trabalho: a Central de Agendamento, por meio do número 0800 770 5585, que até dois dias antes da consulta o atendente telefona ao paciente para confirmar a consulta; o sistema de SMS, mensagem de texto por celular e, agora, a mensagem fonada, para quem tem telefone fixo que, ao final da ligação, com toque na tecla numérica, o paciente confirma se vai ou não comparecer à consulta. É um sistema eficaz", garante Cusatis.

O secretário-adjunto informa que, em média, são marcadas 30 mil consultas por mês nos postos de saúde, Pró-Mulher, Mãe Mogiana, Única, entre outros serviços de saúde administrados pela Prefeitura.

A proposta é de que sejam emitidos em torno de 12 mil torpedos por mês, enquanto as demais 28 mil confirmações vão ocorrer por meio da mensagem fonada e, em último caso, pela central de agendamento. "Precisamos criar uma cultura e hábito de o paciente avisar se não for comparecer à consulta", ressalta Cusatis. 
Ele conta que num período de 20 dias úteis, isto é, de 1 a 28 de agosto, a Central de Agendamento da Secretaria Municipal de Saúde enviou 11.742 mensagens via celular, sendo que 1.659 pacientes responderam o torpedo confirmando a consulta. O número de pacientes que faltou neste período nas consultas ou procedimentos não foi revelado. "Ainda não concluímos os estudos sobre o índice de faltas, mas esse retorno de cerca de 10% dos pacientes já é bem interessante e positivo porque revela que as pessoas realmente estão sendo informadas", afirmou o secretário.

Cusatis reforçou que o aviso por mensagem de texto chega aos celulares com até 48 horas de antecedência. Os pacientes que não comparecerem à consulta ou às unidades médicas para fazerem algum procedimento devem retornar o contato por meio do telefone 0800 770 5585.

Fonte:Mogi News