quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Educação Cinco creches começam a funcionar até o mês que vem


Educação
Cinco creches começam a funcionar até o mês que vem
Fernanda Fernandes
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Creche Clementina Alves Dalbelles, na Vila Jundiaí foi entregue
Até o fim de setembro, mais cinco creches começarão a funcionar em Mogi das Cruzes. A informação foi dada ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante visita ao 37º Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) a ser inaugurado em sua administração. Até o fim do ano, no total, serão 41 creches entregues em todo o município.

Ontem, a creche entregue foi o Ceim Clementina Alves Dalbelles, na Vila Jundiaí. A unidade, que recebeu investimentos de R$ 976.937,47, atenderá 110 crianças, com idades entre quatro meses e cinco anos em período integral. Algumas matrículas já foram feitas nesta unidade, mas ainda há vagas disponíveis e a previsão para o início das aulas é no próximo dia 10 de setembro.

O prefeito garantiu que, até o mês que vem, mais cinco creches já estarão em funcionamento. "Em setembro, vamos inaugurar a creche da Vila Pindorama, da Vila Brasileira, e a do Itapeti, que é a Cidade Parquelândia", adiantou.

Bertaiolli comentou que em alguns bairros não há mais problemas com falta de vagas. "As unidades da Ponte Grande e Parque Itapeti já atendem à demanda. O número de vagas na cidade com o de solicitações de vagas já estão equilibrados. Agora, faremos um ajuste em cada bairro", contou. "Em 2009, tínhamos um cadastro de solicitação de vagas, por creche, de aproximadamente mil crianças, era um déficit muito grande. Hoje, são 600 crianças solicitando vagas, isso porque as 40 creches já construídas oferecem quase 5 mil vagas", destacou. Bertaiolli contou que a procura por vagas nas creches municipais aumentaram, pois, diante da qualidade das escolas e merendas, a família está confiante em matricular os filhos nessas unidades. "Estamos experimentando uma migração inversa; que são as mães que tiram seus filhos das creches particulares para matriculá-los nas escolinhas da Prefeitura", afirmou.

Hoje, haverá mais uma inauguração. Será entregue a creche Marcus Adalberto Abib, no bairro Nova Jundiapeba, que atenderá 110 crianças. "Vamos inaugurar mais uma creche em Jundiapeba, mas ainda será preciso construir mais unidades para atender a demanda na região", comentou.

Bertaiolli também explicou sobre o plano plurianual, da Secretaria de Educação, que propõe a construção de 25 novas creches nos próximos quatro anos. "Já existe a demanda estudada, o local e os recursos financeiros", afirmou.

Fonte:Mogi News