terça-feira, 17 de julho de 2012

Infraestrutura Viadutos serão construídos em 2013



Primeiro viaduto a ser construído será o de Jundiapeba, que não deverá apresentar problemas com desapropriações
Reprodução

Projeto de viaduto para a Vila Industrial: haverá desapropriações
Um dos viadutos sobre a linha férrea em Mogi das Cruzes começará a ser construído no início do próximo ano, após o detalhamento do projeto executivo, em fase final de contratação pelo Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A garantia veio do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e transmitida ontem ao deputado federal Junji Abe (PSD).


O ministro reiterou as explicações dadas pelo coordenador geral de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Marcelo Chagas, durante audiência pública realizada a pedido de Junji, quando adiantou que as obras deverão começar pelo viaduto projetado para o Distrito de Jundiapeba onde há menor volume de desapropriações a serem efetivadas.


É bom lembrar que o contrato para execução das obras está suspenso desde 14 de julho do ano passado, quando surgiram denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes e órgãos a ele vinculados. Os viadutos foram licitados com base no projeto básico doado pela prefeitura mogiana e aprovado pelo Departamento.


Segundo Chagas, o primeiro viaduto a ser erguido será o do Distrito de Jundiapeba, porque o local apresenta "menor interferência em termos de desapropriação", já que parte da área abrangida pelo projeto é pública. A estrutura fará a ligação Mogi-Suzano e dará acesso ao Rodoanel Metropolitano no trecho Leste. Já o outro viaduto, na Vila Industrial, tem tabuleiro com extensão de 280 metros, inclusive as curvas. Fará a ligação centro-bairro e vice-versa.


Em ambos os viadutos, a largura total será de 19 metros, sendo 17 metros reservados às faixas de rolamento. Cada um comportará duas pistas em cada mão de direção e defensas, além de ter dois metros de largura para circulação de pedestres. Chagas informou ainda que as obras incluem estruturas em concreto armado, pavimentação asfáltica das vias de acesso, e outras benfeitorias.


Fonte:Mogi News