quinta-feira, 26 de julho de 2012

Infraestrutura Jundiapeba e César de Souza serão ligados por um corredor de ônibus


Infraestrutura
Jundiapeba e César de Souza serão ligados por um corredor de ônibus
Espaço exclusivo e direto para coletivos entre essas regiões também será integrado a terminais de ônibus e trens
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Ney Sarmento/PMMC

Prefeito Marco Bertaiolli se reuniu ontem com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em São Paulo
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) deu ontem o primeiro passo para a concretização de um projeto audacioso e que promete revolucionar a mobilidade urbana da cidade nos próximos anos: a implantação de um corredor exclusivo para o tráfego de ônibus, com dez quilômetros de extensão, ligando os distritos de Jundiapeba e César de Souza. 
Pela manhã, em reunião com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o prefeito mogiano conseguiu autorização do Estado para usar parte da área pertencente à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a abertura da nova via, que será paralela à linha do trem e terá ligação com as estações ferroviárias. 
Em outras palavras, viajar de ônibus dentro de Mogi das Cruzes, saindo do distrito de Jundiapeba e tendo como destino a região de César de Souza, será, num futuro não muito distante, algo possível de acontecer em até meia hora, sem baldeação ou trânsito. 
"Trata-se de uma grande vitória para a cidade, que terá um corredor exclusivo para tráfego de ônibus municipais e intermunicipais, que circularão de um lado a outro da cidade sem enfrentar lentidão e congestionamentos na antiga SP-66 e no centro da cidade", destacou Bertaiolli. 
O projeto, que inclui ainda a abertura de duas passagens subterrâneas no centro da cidade, deve ser concretizado com recursos do governo federal, uma vez que Mogi está entre as 75 cidades brasileiras consideradas de médio porte, aptas a receber investimentos do PAC 2 Mobilidade Urbana. 
Serão destinados R$ 7 bilhões a projetos apresentados por municípios com população de 250 mil a 700 mil habitantes. O prazo para apresentação de projetos termina no dia 31 de agosto. 
O valor dos recursos ainda será definido, segundo explicou Bertaiolli. "Hoje (ontem), demos o primeiro passo, que é a autorização de parte da área da CPTM para abrir esse corredor. Agora, falta realizar o ajuste fino da parceria, isto é, reunir governo do Estado, Prefeitura de Mogi e até MRS (Logística) para definir onde é possível passar e finalizar o projeto executivo para ser apresentado, em Brasília, no PAC da Mobilidade Urbana", frisou o prefeito.




Estações 
Segundo Bertaiolli, com a implantação do corredor exclusivo de ônibus, Mogi também estará concretizando outro projeto, que é a interligação entre os transportes coletivos e ferroviários. "As Estações da CPTM, que serão reformadas, terão ligação direta com o futuro corredor de ônibus, assim como com os terminais urbanos, por meio de passarelas e bulevar", ressaltou. 
Entre as obras previstas pela CPTM, estão adiantadas as reformas das estações ferroviárias Estudantes e Central, num investimento de R$ 35 milhões. "O projeto executivo já começou a ser elaborado por empresas contratadas pelo Estado e a expectativa é de que, em janeiro de 2013, tenham início as obras", contou o prefeito. Segundo ele, o secretário de Transportes Metropolitanos explicou que as estações de Brás Cubas e Jundiapeba devem demorar um pouco mais, porque estão em fase de licitação do projeto executivo.

Fonte:Mogi News