sexta-feira, 6 de julho de 2012

Eleições Partidos deixam cadastramento de candidatos para a última hora



Ontem, a última hora para apresentação do registro das candidaturas foi marcado por problemas e lentidão
Daniel Carvalho
Duas horas antes do término do prazo para registro, movimento no cartório começou a aumentar
Os partidos e as coligações de Mogi deixaram para registrar as candidaturas para a disputa nas eleições municipais de outubro para a última hora. Problemas no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fizeram com que a 74º Zona Eleitoral do município tivesse que receber e registrar as listas com nomes dos candidatos que concorrerão à vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador, de forma manual. Os candidatos ainda têm até o próximo dia 10 para registrar candidaturas individuais, caso o nome conste na ata no partido, mas não tenha sido apresentada por qualquer motivo.


O movimento no cartório começou a aumentar por volta das 17 horas, duas horas antes do fim do prazo. A coligação PSD/PSDB - "Mogi de todos nós", do candidato à reeleição para o executivo Marco Aurélio Bertaiolli, deu entrada nos documentos por volta das 17h15. Como o Sistema de Candidaturas (Candex) ficou fora do ar por alguns minutos, a entrega das candidaturas dos 17 partidos coligados só terminou por volta das 19h20.


O candidato à prefeitura Mario Berti, do PCB, chegou no cartório por volta das 17h30. "Vim acompanhar o processo. Deixamos para a última hora porque é o tempo que temos para conferir tudo, ver se está tudo em ordem", destacou. 
Em seguida, por volta das 18 horas, chegou o PT, que será representado na disputa majoritária pelo advogado Marco Soares, e terá o presidente do PTB, Gilberto Moro, como vice. Moro, inclusive esteve no cartório com o presidente do PT, Clodoaldo Aparecido de Moraes. 
O PSTU e o PSOL registraram suas candidaturas durante a tarde. O último partido com candidato à administração municipal a registrar suas candidaturas foi o PPS/PRTB. O representante da coligação Rômulo Albuquerque chegou por volta das 18h15. Durante o fim de semana, escrivães do cartório vão trabalhar no envio das informações protocoladas pelos partidos para o site do TSE. 
"Até o final das eleições, os cartórios eleitorais vão funcionar das 11h às 19 horas, aos sábados e feriados, inclusive. Vamos enviar as informações que tivemos de receber de forma manual por causa da queda do sistema a partir de amanhã (hoje)". A Justiça Eleitoral tem até o dia 8 de julho para divulgar todos os registros recebidos e confirmados, no entanto, a divulgação já está sendo feita gradualmente.


Os candidatos que eventualmente não tiveram seus documentos entregues no cartório pelos partidos, podem apresentar suas candidaturas individuais até o próximo dia 10.


Fonte:Mogi News