segunda-feira, 9 de julho de 2012

Canudos Avenida recém-inaugurada já é palco de acidentes e preocupa moradores



MN flagrou a colisão entre dois carros na esquina com a avenida Mario Yoshida; comunidade pede semáforos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
Ontem à tarde, MN flagrou um acidente envolvendo dois carros na avenida dos Canudos
Os frequentes acidentes ocorridos nos cruzamentos da avenida marginal ao Córrego dos Canudos alertam para a necessidade da instalação de semáforos e radares ao longo da via. Na tarde de ontem, mais um caso foi registrado. Dois veículos colidiram na esquina com a avenida Mario Yoshida. Não houve feridos.


Os moradores da região afirmam que as batidas ocorrem diariamente. O fiscal de loja Edson Egidio de Souza, de 58 anos, frisou que os motoristas abusam da velocidade. "A avenida não conta com radares", afirmou. Já o funileiro José Antonio de Souza, 62, questionou qual é o critério utilizado para que um cruzamento tenha semáforo. A esquina da avenida Paulista, por exemplo, tem. Já o cruzamento da Canudos com a Mário Yoshida não. "Desde que a rua foi pavimentada, os acidentes aqui na Mario Yoshida começaram a acontecer", contou.


A psicóloga Tatiane Santana, 25, criticou a abertura da via sem a devida instalação de radares e semáforos. "Até mesmo as faixas de pedestres foram pintadas em locais que prejudicam os motoristas, porque eles precisam parar no meio da avenida", disse.


A Prefeitura de Mogi das Cruzes já divulgou que acompanha o comportamento do trânsito na nova avenida. Os técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego avaliam os locais mais adequados para reforço de sinalização e para a implantação de equipamentos para a melhoria na segurança de motoristas e pedestres.


Entre as medidas que estão sendo avaliadas está a implantação de semáforos em cruzamentos e a colocação de pontos de fiscalização eletrônica para controlar a velocidade dos veículos que trafegam pela nova via.


"Estamos monitorando a nova avenida e fazendo os estudos necessários para definir os locais adequados para a instalação. Neste primeiro momento, é necessário verificar o comportamento dos motoristas e também os locais de maior interesse de cruzamento dos veículos", explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.


Atualmente, já existem equipamentos nos cruzamentos da nova avenida marginal dos Canudos com as avenidas Paulista e Japão. O secretário lembrou que a pasta também realiza estudos para definição de um local que poderá receber um ponto de fiscalização eletrônica de velocidade.


"Neste caso, o Código de Trânsito Brasileiro exige a realização de estudos técnicos mais detalhados, que levam em conta questões como volumetria veicular e índice de acidentes", explicou Nakaharada. A secretaria trabalha para recompor a sinalização implantada na via, já que algumas placas foram furtadas durante esta semana.


Fonte:Mogi News