segunda-feira, 9 de julho de 2012

Museu tem mostra da Revolução



Peças de integrantes do movimento constitucionalista estão em exposição em Mogi / Foto Eisner Soares


O Museu Professora Guiomar Pinheiro Franco, na Rua José Bonifácio, no Centro, ficará aberto neste domingo (8) por conta do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, já que o local abriga uma pequena exposição denominada “Heróis Mogianos”. Lá, o público terá a oportunidade de fazer uma viagem ao passado, por meio de imagens e objetos alusivos ao combate, que completa 80 anos.
A mostra está em cartaz desde 2010 e é uma boa pedida para conhecer um pouco mais da história dos combatentes mogianos que deixaram suas casas para lutar no último conflito armado do Brasil.
No espaço, ainda, é possível conferir fotos e painéis da época, como aquele de um soldado com o dedo convocando os paulistas para a Revolução, além de textos e reprodução de fotos. Há também uma seção de cartas, como a que o soldado mogiano Fernando Pinheiro Franco escreveu para sua mãe dizendo: “Mamãe. Saúde e felicidade é o que eu envio a todos daí. Aqui estou bem. Creio que vamos hoje ou amanhã para Taubaté. De lá, escrever-lhe-ei mais devagar. Lembranças e abraços a todos e receba beijos do seu filho que lhe pede a benção”. (Juliana Conte)


Fonte:O Diário de Mogi