terça-feira, 26 de junho de 2012

Construção civil Usina recicla toneladas de entulhos por hora




Empreendimento para reaproveitar restos da construção civil é da empresa Vidal e é a única da região a fazer o trabalho com este tipo de material
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Usina, que fica em área de antigo Lixão, é a primeira da região do Alto Tietê a aproveitar entulhos
A Empresa de Mineração Vidal iniciou oficialmente ontem as operações da usina de reciclagem de resíduos da construção civil de todo o Alto Tietê. Instalada às margens da Estrada da Volta Fria, a poucos metros do local onde até 2006 funcionava um Lixão municipal, a usina é a primeira em toda região e, até então, a única opção de tratamento e reaproveitamento deste tipo de resíduo. 
De acordo com Luiz Fernando Boz Vidal, sócio-proprietário do Grupo Vidal, foram investidos R$ 2 milhões para a aquisição e a instalação da máquina trituradora de cerca de 80 metros de comprimento e 70 metros de largura, que tem capacidade de triturar e reaproveitar 75 toneladas por hora, resultado de aproximadamente dois anos de estudos e trâmites burocráticos. "Quando estivermos operando 100%, durante 24 horas por dia, serão 1,8 mil toneladas recicladas", contou. 
"Na prática, vamos transformar tudo o que é resíduo de construção civil (telhas, tijolos, madeiras etc.) em pedras, pedriscos e terra, entre outras matérias-primas que podem ser utilizadas em obras de terraplenagem e sub-base para estradas e calçadas, por exemplo", explicou Vidal.


Ele afirmou que a máquina trituradora, uma espécie de britadeira gigante, vinha funcionando em caráter de teste e, agora, já está pronta para operar comercialmente no terreno de 255 mil metros quadrados, onde a família Vidal também explora a primeira jazida de saibro (terra) do Alto Tietê. 
Como se trata de uma novidade na região, ainda não há, dos empreendedores, uma expectativa fechada sobre a demanda, mas eles acreditam que em um ano o empreendimento atinja a sua maturação completa. Ele disse que está aberto a parcerias com os setores público e privado.


Prefeitura
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) reforçou ontem, em entrevista a uma rádio da cidade, a intenção de firmar uma parceria com a empreiteira para aproveitar o entulho coletado pelo projeto "Cata-Tranqueira", transformando-o em pedra para compactar estradas.


Fonte:Mogi News