sábado, 19 de maio de 2012

Trânsito Pedestres reclamam de dificuldade para atravessar vias do Socorro


Segundo denúncias, motoristas não respeitam a sinalização do local e tornam a travessia perigosa e demorada
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Pedestres se arriscam em meio aos carros para atravessar na faixa, ou fora dela, em algumas das vias mais movimentadas de Mogi
O convívio entre carros e pedestres não é dos mais harmoniosos em Mogi das Cruzes e em alguns pontos da cidade este conflito é ainda mais acentuado. Entre os locais mais críticos está a rua Manoel Bezerra Lima Filho, que liga as avenidas Narciso Yague Guimarães e Francisco Rodrigues Filho. A importante via recebe diariamente milhares de carros e, por estar localizada entre o Mogi Shopping e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), também é frequentemente usada por alunos e consumidores. 
O resultado é o desrespeito de ambas as partes. Motoristas não param na única faixa de pedestres existente na via e, por outro lado, as pessoas atravessam em qualquer trecho. Na capital, os motoristas que não param nas faixas de pedestres são multados. Em Mogi, pelo menos por enquanto, não há essa legislação.


Fernanda Leal, de 29 anos, passa todos os dias por aquela região de Mogi. Segundo ela, falta respeito dos motoristas. "Tenho observado que a maioria (dos condutores) não respeita as leis de trânsito. Acredito que por não haver fiscalização, câmeras de monitoramento ou qualquer tipo de punição. Nós, pedestres, estamos à mercê de motoristas irresponsáveis e malpreparados".


O secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, reconheceu que a movimentação no horário de pico é muita intensa e, por isso, vai analisar o que pode ser feito para amenizar o conflito. "O trecho em frente ao shopping é bem-sinalizado, mas é preciso analisar a quantidade de carros e pedestres que passam pelo local. Com esse levantamento, encontraremos meios de colocar alguma ação em prática", disse.


A faixa existente no trecho que compreende à extensão do centro de compras está localizada justamente na frente da principal entrada do shopping. E a sinalização só foi implantada em um lado da rua, que conta com quatro faixas, duas em cada sentido. Na pista onde não há preferência para a travessia, é comum ver pessoas correndo no meio dos veículos e dos ônibus, que, em muitos casos, abusam da velocidade. 
Os pedestres reclamam com razão da ausência de um semáforo exclusivo para eles, enquanto os motoristas alertam que um farol naquele trecho aumentaria ainda mais o congestionamento na cidade. A escada usada para atravessar a rua e as calçadas são estreitas e a faixa de pedestres não foi pintada na frente da escada. Quem atravessa na sinalização é obrigado a voltar alguns metros para encontrar uma faixa.


Fonte:Mogi News